violência

VÍDEO: Mulher tenta embarcar no ônibus sem pagar e é agredida por fiscais no Recife

Um vídeo de mulher sendo agredida por fiscais privados de uma empresa de ônibus no Centro do Recife, causa revolta nas redes sociais

Robert Sarmento
Robert Sarmento
Publicado em 09/07/2021 às 15:31 | Atualizado em 28/07/2022 às 16:25
Reprodução/Rádio Jornal
FOTO: Reprodução/Rádio Jornal

Um vídeo de mulher, de 32 anos, sendo agredida por fiscais privados de uma empresa de ônibus no Centro do Recife, causa revolta nas redes sociais.

O caso aconteceu na linha 820 - TI Xambá (Cabugá), da Empresa Caxangá, na quinta-feira (08).

A vítima prestou boletim de ocorrência na Delegacia de Peixinhos, em Olinda, e revelou que está com dores no tórax e no abdômen por causa das agressões físicas.

A agressão foi filmada por passageiros que estavam no ônibus. Nas imagens, é possível ver que a mulher é orientada a descer, mas ao afrontar o fiscal, é empurrada para fora do coletivo.

Quando a passageira tenta entrar novamente no ônibus, é chutada pelo funcionário. A violência provoca reação dos passageiros que estavam no veículo.

Por que ela foi agredida?

A vítima, que não teve a identidade revelada, concedeu a Rádio Jornal e TV Jornal. Ela contou que havia ido ao Centro do Recife para fazer um 'bico' como vendedora ambulante.

Como não tinha dinheiro para a passagem, pois está desempregada, pediu para embarcar sem pagar.

“Eu subi pela porta da frente. Aí ela [uma fiscal] disse que ia me tirar do ônibus junto com os fiscais. Aí eu disse: ‘eu vou ficar na rua? Não tem como eu ficar na rua. Se vocês me tirarem, eu vou pular a catraca’", falou.

"Foi na hora que eu pulei a catraca e ocorreu a agressividade toda contra mim”, descreve a vítima. 

Resposta da Caxangá

Por nota, a Caxangá repudiou a atitude do fiscal e a avaliou como inadmissível. Confira a nota na íntegra:

A Caxangá Empresa de Transporte Coletivo repudia a atitude da equipe de fiscalização que abordou uma passageira da linha 820 - TI Xambá (Cabugá) nesta quinta-feira (08).

O comportamento é inadmissível e não condiz com os valores e práticas adotadas pela empresa.

A Caxangá esclarece que já identificou a ocorrência através das câmeras de segurança do ônibus e instaurou sindicância interna para investigar o caso.

As primeiras informações apontam que o fato foi iniciado quando uma fiscal tentou impedir o “pulo de catraca” da passageira no coletivo.

A equipe de fiscalização que operava na linha foi prontamente afastada e permanecerá com suas atividades suspensas até a conclusão da apuração.