punição

Por que a Rússia foi banida das Olimpíadas de Tóquio e o que é ROC? Entenda a polêmica

O Comitê Olímpico Internacional (COI) determinou algumas regras para os atletas da Rússia nos Jogos Olímpicos

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 29/07/2021 às 21:45 | Atualizado em 29/04/2022 às 17:41
Reprodução/Olympic Russia
FOTO: Reprodução/Olympic Russia

Com informações do Exame.

Quem acompanha os Jogos Olímpicos pode estar sentido falta da Rússia. Ao invés disso, deve ter percebido que alguns atletas usam a sigla ROC nos uniformes.

Essa foi a maneira dos competidores russos poderem participar das Olimpíadas, pois a Rússia está banida após um escândalo de doping.

A sigla está em inglês e quer dizer “Comitê Olímpico Russo”. Ao todo, o ROC é representado por 335 atletas em Tóquio.

.

O detalhe é que os atletas são considerados "neutros". Portanto, devem seguir regras para que não possam ser considerados representantes da Rússia nas Olimpíadas de Tóquio.

Uma delas, por exemplo, é a determinação do Comitê Olímpico Internacional (COI) de que todas as exibições públicas dos russos nas Olimpíadas tenham a sigla 'ROC' no uniforme e não o nome completo “Comitê Olímpico Russo”.

Todos os atletas russos que estão nos Jogos Olímpicos conseguiram provar que não se envolveram no escândalo do doping do país.

A Wada (Agência Mundial Antidoping) explicou, na época da punição, que a decisão foi rígida, mas em favor dos direitos dos atletas que não estavam envolvidos na fraude e são considerados ''limpos''.

Regras para participação

  • Os atletas do país não podem competir com o nome, bandeira;
  • hino nacional russo pode ser tocado em caso de vitória;
  • Cores da Rússia nos uniformes pode ser utilizadas (vermelho, branco e azul).
 

Relembre a polêmica

A Rússia reconheceu falhas na implementação de políticas antidoping, mas nega ter administrado um programa de doping.

Apesar disso, o país está proibido de sediar eventos esportivos internacionais durante o período de punição. Além disso, os dirigentes esportivos não podem frequentar esses eventos.

>> Brasileira chora ao conhecer pista da prova de atletismo das Olimpíadas: ''É o paraíso''

O escândalo de vários casos de doping no país começou em 2015.

Quatro anos depois, a Agência Mundial Antidoping concluiu que o Governo da Rússia patrocinou a alteração de dados laboratoriais sem autorização, plantaram evidências falsas e apagaram arquivos conclusivos de possíveis casos positivos de doping.

A punição seria por quatro anos, mas o Tribunal Arbitral do Esporte (TAS) diminuiu a pena para dois anos, após uma apelação dos russos. Com isso, a penalização termina em 16 de dezembro de 2022.