Desastre

VÍDEO: Granizo atinge cidade de Catanduvas, Vargem Bonita e São Joaquim em Santa Catarina

Casas foram destelhadas pelo granizo e invadidas por água. A Defesa Civil segue apurando os danos causados

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 29/10/2021 às 17:43 | Atualizado em 18/01/2022 às 16:28
Reprodução/Defesa Civil
FOTO: Reprodução/Defesa Civil

O município de São Joaquim, em Santa Catarina, sofreu com uma chuva de granizo nesta sexta-feira (29). De acordo com a Defesa Civil, várias casas ficaram destelhadas e cerca de oito casas foram invadidas pela água.

A Associação dos Municípios do Meio Oeste Catarinense (Ammoc) informou que houve registro de granizo também também em Catanduvas e Vargem Bonita. Veja o vídeo abaixo:

Diante da situação, uma idosa com dificuldade de locomoção precisou de ajuda do Corpo de Bombeiros para conseguir sair de dentro de uma casa.

A água entrou na residência porque bocas de lobo foram quebradas pelo granizo, de acordo com o coordenador do Ammoc, Fabrício Faria. Apesar de tudo, ninguém se feriu.

Quais as recomendações?

O meteorologista da Epagri/Ciram, Marcelo Martins, explicou que a queda de granizo ocorreu devido à um forte núcleo de instabilidade sobre Catanduvas, Vargem Bonita e São Joaquim.

Ele também contou que existem mais ocorrências nas próximas horas. Confira abaixo as recomendações dadas pelo meteorologista:

  • Alagamentos: Evitar entrar em contato com a água ou dirigir em locais alagados, evitar transitar por pontes submersas, atenção com crianças próximas a rios e ribeirões.
  • Deslizamentos: Atenção a qualquer movimento de terra ou rochas próximo de residências, atenção ao aparecimento de rachaduras em muros ou paredes.
Granizo em Catanduvas, Vargem Bonita e São Joaquim, no Estado de Santa Catarina
Granizo em Catanduvas, Vargem Bonita e São Joaquim, no Estado de Santa Catarina
Mycchel Legnaghi/São Joaquim Online
 
* Com informações do G1