Denúncia

Parentes de uma mulher com câncer denunciam governo estadual por não ajudar no tratamento

O valor do remédio é de R$ 18 mil e a família afirma não ter condições de comprar

Robert Sarmento
Robert Sarmento
Publicado em 12/09/2019 às 19:36
Reprodução/TV Jornal
FOTO: Reprodução/TV Jornal

Familiares de uma mulher, de 41 anos, que foi diagnosticada com um câncer de mama, em fevereiro do ano passado, denunciam o Governo de Pernambuco por ajudar a arcar com as despesas de medicamentos. Segundo eles, a paciente conseguiu na Justiça um valor de R$ 18 mil por mês para o tratamento da doença, mas nada foi resolvido da parte do governo. Enquanto aguarda a resolução, Mônica, que já teve passou pelo Hospital do Câncer, segue em cima de uma cama.

Ainda de acordo com os parentes, a mulher realizou uma série de exames, onde os médicos descobriram que a doença já estava afetando o útero e os ovários quando decidiram retirar. Entretanto, durante a recuperação, a paciente continuou sentindo fortes dores e necessita dos remédios.

A advogada, Aline Porfírio, que está responsável pela causa, relatou que já deu entrada na ação, mas nada ainda foi resolvido. "O governo ainda não está cumprindo. Demos entrada na ação no dia 02 de julho. O magistrado deu a liminar no dia 14 de agosto e, até o presente momento, o Estado não cumpriu a decisão", afirmou.

Saudades

O filho, de 6 anos, não ver a hora da mãe está completamente recuperada. "Eu abraço ela, dou um beijinho e fico do lado dela", disse Davi.

Solidariedade

Uma campanha com a hashtag #MÔNICACONTRAOCÂNCER foi feita por parentes e amigos para arrecadar o dinheiro necessário para a compra dos remédios.

Nota de resposta

A Secretaria Estadual de Saúde informou que a demanda está sendo acompanhada pelo Núcleo de Ações Judiciais. A ação contempla dois medicamentos que não são fornecidos pelo SUS no Brasil, ou seja, não constam na lista de insumos do Ministério da Saúde. De acordo com a secretaria, mesmo se tratando de uma medida judicial, o Estado precisa seguir todos os trâmites legais da administração pública para aquisição dos insumos. No entanto, não deu um prazo para que o remédio esteja disponível.

Contato

Se você deseja colaborar com a campanha, entre em contato com a família da mônica pelo Whatsapp. O número é o 9-9434-7636.

+VÍDEOS