desastre ambiental

Vídeo mostra mancha de óleo em Sirinhaém, no Litoral Sul de Pernambuco

O registro foi feito por moradores da região

Robert Sarmento
Robert Sarmento
Publicado em 18/10/2019 às 18:59
Cortesia
FOTO: Cortesia

As manchas de óleo, que está afetando todo o Nordeste, chegou em mais uma praia no Litoral Sul de Pernambuco. Os vídeos enviados para a produção da TV Jornal, nesta sexta-feira (18), mostram resíduos da poluição na Ilha de Santo Aleixo, no município de Sirinhaém. Nas imagens, um homem mostra a quantidade de óleo que está acumulado na praia.

''Existe um plano de contingência que não está sendo usado. Nós conseguimos fazer a contenção em mais um estuário. Só que falta material. A Marinha pediu e não tinha. É necessário que cheguem boais'', afirmou o secretário estadual de Meio Ambiente, Antônio Bertotti.

Manchas em Tamandaré

Outro local do Litoral Sul do Estado, atingida pela mancha de óleo, foi à praia dos Carneiros, em Tamandaré. Os vestígios reapareceram com mais intensidade.

>>>Saiba quais são os itens de proteção necessários para retirar as manchas de óleo<<<

>>>Confira vídeos e fotos das manchas de óleo nas praias de Pernambuco<<<

Cobrança ao Governo Federal

De acordo com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), 187 praias da região foram afetadas, até a sexta-feira (18). A situação fez o Ministério Público Federal pedir para que a Justiça obrigue o Governo Federal a acionar Plano Nacional de Contingência para Acidentes com Óleo.

''Com a incerteza do Governo Federal de identificar qual é a fonte do vazamento, a gente não sabe quanto óleo está vazando. Se fossem identificada, as universidades ou centro de pesquisar conseguem descobrir o tamanho do risco. Estamos trabalhando para que o risco diminua. Não foram feitas em São José da Coroa Grande'', comentou Antônio Bertotti.

Proteção

Além das autoridades, vários voluntários estão contribuindo para diminuir a poluição no litoral. Devido aos risco de contaminação, veja quais os itens que devem ser usados para recolher o material das praias.

+VÍDEOS