ASSALTO

Criminosos invadem e roubam Centro de Documentação Dom Helder Câmara no Recife

Durante a ação, uma pintura de Dom Helder foi arrancada da parede

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 03/01/2020 às 14:30
Cortesia
FOTO: Cortesia

O Centro de Documentação Dom Helder Câmara, que fica localizado no bairro da Boa Vista, área central do Recife, foi assaltado na madrugada desta sexta-feira (3), por criminosos. De acordo com informações do de funcionários do órgão, ao chegarem para trabalhar encontraram o espaço vandalizado.

Ainda segundo eles, foram levados quatro monitores de computadores, dois notebooks, um data show e uma máquina de calcular elétrica. Na ocasião, gavetas e armários também foram abertos e objetos jogados no chão.

Pintura de Dom Helder

Uma pintura de Dom Helder foi arrancada da parede e papéis foram espalhados por todos os lados.

>>>Após quatro assaltos, moradora faz apelo e pendura faixa com recado para ladrões

Sem funcionar

Durante a ação, os suspeitos cortaram a fiação elétrica e de telefone e quebraram o cano de água, subindo por ele para acessar o local pela caixa do ar-condicionado. Sem água, luz e equipamentos, o CEDHOC está sem poder funcionar. O CEDHOC/IDHEC pede a ajuda e colaboração da população pois não tem como arcar o que foi roubado. O órgão informa ainda que tem sido manter o acervo de Dom Helder por questões financeiras.

Centro de Documentação Dom Helder Câmara

O Centro de Documentação Dom Helder Câmara faz parte do Instituto Dom Helder Câmara (IDHeC), uma instituição sem fins lucrativos, e trabalha na manutenção do acervo arcebispo emérito de Olinda e Recife. Também fazem parte do IDHeC, além do CEDOCH, o Memorial Dom Helder Câmara e a Casa de Frei Francisco.

O CEDHOC guarda esse acervo, que é composto pelos originais dos escritos de Dom Helder, cerca de 18 mil fotos, jornais, revistas, enfim, toda a história de Dom Helder, contada através dos escritos dele, de matérias de jornais, revistas e televisão. É um acervo de um valor inestimável, pois é a história de Dom Helder que está ali preservada.

Nota da Polícia Civil

A Polícia Civil registrou na tarde desta sexta(03), um furto ao Instituto Dom Helder Câmara, localizado no bairro da Boa Vista, Recife. Segundo informações preliminares prestadas pelos representantes do museu, o local foi arrombado na madrugada desta sexta (03), e foram subtraídos alguns objetos eletrônicos. O caso foi registrado na Delegacia do Espinheiro e a delegada Silvana Carla solicitou ao Instituto de Criminalística, a pericia no local do fato. O caso será investigado pela Delegacia da Boa Vista.

Notícias policiais da TV Jornal

Quer ficar acompanhando as notícias policiais da TV Jornal? Você pode ter acesso rápido a todas elas no nosso grupo, no Facebook. Acesse aqui o grupo Notícias Policiais TV Jornal.

+VÍDEOS