CORONAVÍRUS

Coronavírus: É preciso lavar embalagens dos alimentos? Médica responde

Especialistas alertam para cuidados importantes a fim de evitar contaminação de alimentos pelo coronavírus

Reprodução/TV Jornal Interior
FOTO: Reprodução/TV Jornal Interior

Por ser considerado serviço essencial para a população, os supermercados continuam atuando, mesmo que com restrições, durante a pandemia do novo coronavírus (covid-19). Mas isso não significa dizer que clientes não precisam tomar cuidados ao fazer as compras.

De acordo com especialistas, existem cuidados importantíssimos para evitar a contaminação de alimentos pelo coronavírus. Segundo a infectologista Mônica Pita, todos os produtos de embalagens fechadas como feijão e arroz devem ser higienizadas com água e sabão assim que chegar em casa.

>>>Remédio para piolho tem eficácia contra o coronavírus? Médico responde

>>>Máscara de tecido protege do coronavírus? E de TNT? Médico responde

Lavagem e higienização dos alimentos e embalagens

Além da importância de lavar com água e sabão as embalagens de alimentos vedados como feijão, arroz e enlatados, a médica alerta tamém para a higienização de frutas e legumes, e também alimentos fracionados, como queijos e peixes.

Luva protege das infecções?

A adoção de luvas não garante 100% de eficácia contra infecções.

Sacolas plásticas podem ser reutilizadas?

Todo mundo precisa ter cuidado também com as sacolas plásticas, que ficam expostas a bactérias no trajeto do mercado até a residência. A infectologista afirma que o ideal é jogá-las fora. Caso opte por reutilizá-las, é essencial que as sacolas sejam lavadas antes.

Cuidados no caixa

A hora do pagamento também merece atenção. "Quem pode fazer o uso do cartão, é melhor. E após digitar a senha na maquineta, é essencial utilizar o álcool em gel", afirmou Mônica Pita.

+VÍDEOS