caso de polícia

Dor e revolta marcam enterro de adolescente; familiares afirmam que tiro foi dado por PM

O adolescente foi morto com um tiro na cabeça durante abordagem policial em Jaboatão dos Guararapes

Com informações de Michael Carvalho
Com informações de Michael Carvalho
Publicado em 06/08/2020 às 19:17
Cortesia
FOTO: Cortesia

O adolescente, de 17 anos, que morreu após levar um tiro na cabeça, foi enterrada nesta quinta-feira (06), no Cemitério da Muribeca, em Jaboatão dos Guararapes. De acordo com os familiares da vítima, o disparo foi feito por um policial militar durante uma abordagem no bairro de Prazeres. Durante o enterro, algumas pessoas precisaram ser amparadas, enquanto amigos e parentes faziam homenagens ao jovem.

As imagens mostram que o cemitério estava lotado, com várias pessoas emocionadas. Quem conviveu com o adolescente, não se conforma com a morte repentina e reafirma que ele não reagiu à abordagem policial. Já os pais da vítima se dividiram entre os sentimentos de dor e revolta.

>>"Quando olhei para trás, já tinha atirado em Jhonny", diz amigo de adolescente morto em Prazeres

>>A gente não pode normalizar esse tipo de situação, diz advogado sobre morte de adolescente por PM

Relembre o caso

De acordo com testemunhas, o adolescente voltava para casa na garupa da moto de um amigo quando os dois foram abordados por uma viatura. O jovem teria se assustado, tentando correr e em seguida foi atingido por um tiro efetuado por um policial. A versão foi contestada pela Polícia militar, que alegou ter encontrado um simulacro de arma de fogo e também que a vítima teria reagido.

Nota da Polícia Militar na íntegra

Em nota, a Polícia Militar de Pernambuco afirma que, na tarde de quinta-feira (5), policiais militares do 6º BPM realizavam rondas em Prazeres quando receberam informações acerca de uma dupla em uma motocicleta que estava praticando assaltos na região. "Nesse momento, os PMs se depararam com duas pessoas em uma moto, em atitude suspeita.

Ao dar ordem de parada, eles não obedeceram e fugiram, mais adiante, eles pararam e um deles correu, enquanto o outro, colocou a mão na cintura, parecendo estar armado, momento em quem o policial atirou. O efetivo realizou o socorro para a UPA do Sovate e, posteriormente, para o Hospital da Restauração, onde não resistiu e morreu.

Na ação, foi encontrado um simulacro. Os policiais se apresentaram no DHPP, que investigará o fato e em seguida, para a Delegacia de Polícia Judiciária Militar, que vai instaurar um inquérito para apurar o ocorrido", escreveu a PM.

Inquérito instaurado pela Polícia Civil

A Polícia Civil informou, em nota, que instaurou inquérito para apurar as circunstâncias da morte de um rapaz de 17 anos, na tarde de quinta-feira (05), em Jaboatão dos Guararapes. Segundo a nota, informações iniciais dão conta de que o jovem estava em uma motocicleta, acompanhado de outro rapaz, quando desobedeceu a uma ordem de parada, em uma ronda da Polícia Militar no bairro de Prazeres.

"Segundo os policiais militares envolvidos na ocorrência, que compareceram ao DHPP para prestar esclarecimentos, o jovem de 17 anos estaria armado e tentou escapar da abordagem. Foi alvejado e socorrido pelos policiais, inicialmente, para a UPA Sotave e depois para o HR, mas não resistiu. Com ele, foi apreendido um simulacro de arma de fogo.

O DHPP já iniciou as investigações e colherá todos os elementos disponíveis, com seriedade, dedicação e técnica, para elucidar o fato e dar os devidos esclarecimentos à sociedade. Até que o inquérito seja concluído, não serão dadas informações para não haver prejuízo aos trabalhos", escreveu a Polícia Civil.

Notícias policiais da TV Jornal

Quer ficar acompanhando as notícias policiais da TV Jornal? Você pode ter acesso rápido a todas elas no nosso grupo, no Facebook. Acesse aqui o grupo Notícias Policiais TV Jornal.

+VÍDEOS