Julgamento

Youtubers que fizeram pegadinha no Cotel vão responder na Justiça

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 05/06/2018 às 14:55

-Reprodução/TV Jornal

Foi aceita pela Justiça a denúncia do Ministério Público de Pernambuco contra os três youtubers que invadiram o Centro de Observação e Triagem (Cotel), em Abreu e Lima, no mês de abril usando fantasias da série La Casa de Papel, exibida pela Netflix. Gerson Farias de Albuquerque, Mateus Kleber Santos de Oliveira e Wesllay Meireles Lopes Costa vão responder processo por quatro crimes. A decisão é do juiz Luiz Carlos Vieira de Figueiredo, da Comarca de Abreu e Lima.

Os youtubers vão responder por atentar a segurança de serviço de utilidade pública, desacatar funcionários públicos no exercício da função, provocar alarme ou ato capaz de produzir pânico ou tumulto, além de corrupção de menor de 18 anos, pois um adolescente acompanhava o trio.

O magistrado também decidiu que os youtubers estão proibidos de se aproximar de qualquer presídio pernambucano. Eles devem permanecer a, no mínimo, 200 metros de distância. Os youtubers têm dez dias para apresentar defesa. Após esse prazo, a Justiça irá marcar a primeira audiência do caso, quando serão ouvidas testemunhas de acusação e defesa, além dos réus.

Medidas cautelares

Outras medidas cautelares, solicitadas pela Polícia Civil, foram negadas pela Justiça. Uma delas solicitava que o canal de Gerson Albuquerque no Youtube fosse retirado do ar e que ele fosse proibido de criar outro semelhante.

A polícia argumentou que os vídeos postados indicavam a prática de outros crimes, mas o juiz Luiz Carlos Vieira de Figueiredo pontuou que “o fato de, supostamente, o acusado Gerson Farias de Albuquerque ter cometido outros delitos (no passado) não pode servir como fundamento exclusivo para aplicação de medidas cautelares de suspensão e/ou proibição e/ou cancelamento e/ou retirada dos perfis dos acusados do Youtube”.

+VÍDEOS