Fuga

Casal iraquiano é preso com passaportes falsos no Aeroporto do Recife

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 31/01/2019 às 16:35

-Reprodução/TV Jornal

Um casal de iraquianos foi preso, na noite dessa terça-feira (29), no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes - Gilberto Freyre, na Imbiribeira, na Zona Sul do Recife. Ziad Jasim Murad, de 21 anos, e Ramya Abdi Haji, de 22 anos, tentava embarcar com passaportes falsos para Madri, capital da Espanha.

De acordo com a Polícia Federal, os dois saíram da Turquia e foram interceptados no aeroporto pernambucano com passaportes israelenses falsificados. De etnia curda e natural de Mosul, o casal afirmou estar fugindo da guerra promovida pelo Estado Islâmico. Os iraquianos contaram à PF que a família de Ramya está desaparecida e tinham a esperança de conseguir abrigo na Espanha.

Requerimento de concessão de refúgio

Ziad e Ramya foram autuados em flagrante por uso de documento falso e passaram por audiência de custódia na Justiça Federal de Pernambuco (JFPE), no bairro do Jiquiá, na Zona Oeste do Recife. Sem antecedentes criminais, os iraquianos vão responder ao processo em liberdade.

Os dois foram acolhidos pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco e encaminhados para a Comunidade Católica Obra de Maria, em São Lourenço da Mata, no Grande Recife. Eles ingressaram com requerimento da concessão de refúgio perante o Departamento de Polícia Federal e o pedido está em processamento.

+VÍDEOS