Polícia Federal

Venezuelano é preso com 4kg de cocaína liquida no Aeroporto do Recife

A ocorrência foi feita pela Polícia Federal, no último dia 12

Thiago Wagner
Thiago Wagner
Publicado em 15/05/2019 às 11:49
Foto: Polícia Federal/Divulgação
FOTO: Foto: Polícia Federal/Divulgação

Um homem, de 43 anos, e de nacionalidade venezuelana foi preso com quatro quilos de cocaína em estado líquido, ao tentar embarcar com destino à Europa, no Aeroporto do Recife. Segundo a Polícia Federal de Pernambuco (PF-PE), o suspeito admitiu que a intenção era levar a droga para Madri, na Espanha. Ele receberia o valor de 2.500 euros pelo transporte do entorpecente e alegou que resolveu fazer o transporte por estar desempregado. A Venezuela passa por uma forte crise humanitária e sofre com a escassez de elementos básicos.

Confira os detalhes na matéria exibida no Por Dentro com Cardinot desta quarta-feira (15):

Ainda de acordo com a PF, o homem é natural de Caracas, capital venezuelana. A prisão aconteceu quando os agentes perceberam através do raio-x da bagagem do homem, a existência de um volume líquido por toda extensão da mala. Além disso, os policias sentiram um forte odor característico da substância.

Durante o interrogatório, o rapaz informou que que recebeu de um mensageiro a mala já com a droga inserida, em Cucutá, na Colômbia. Ele alegou que não sabia quem receberia a entrega. Segundo o mesmo, uma pessoa o ligaria para combinar a forma de entrega. O homem ingressou no território brasileiro a pé, pela fronteira de Tabatinga, no Estado do Amazonas.

Além da droga, foram encontradas com o venezuelano 119 dólares americanos, 900 euros. O homem foi atuado em flagrante por tráfico internacional de drogas, que tem como pena de cinco a 15 anos de prisão. Ele foi encaminhado em prisão preventiva para o Centro de Observação e Triagem Professor Everardo Luna (Cotel).

Segundo caso no mês

Este foi o segundo caso de apreensão de cocaína líquida, transportada por venezuelanos, no Aeroporto do Recife. Ainda neste mês de abril, duas venezuelanas foram presas pela Polícia Federal ao tentar embarcar no Aeroporto Internacional do Recife portando seis quilos de cocaína líquida em malas. O destino de Mairim Antonia Guedez, de 39 anos, e Leismar Duran Martinez, de 22 anos, também era a cidade de Madri, na Espanha.

Em depoimento, elas disseram que foram ameaçadas por traficantes para transportar a cocaína. A prisão em flagrante foi feita durante vistoria de rotina da polícia. A droga foi apreendia junto com documentos, cartões e uma quantia de cerca de 1.200 euros.

+VÍDEOS