Problema no benefício do INSS

Aposentada tem seu nome confundido e é dada como morta pelo INSS

Maria do Carmo está passando as noites em claro esperando a resolução do caso

Giovanna Torreão
Giovanna Torreão
Publicado em 27/06/2019 às 19:00
Reprodução/TV Jornal
FOTO: Reprodução/TV Jornal

A aposentada Maria do Carmo teve seu nome confundido com o outra pessoa já falecida no sistema da Previdência Social e parou de receber o benefício mensal. A aposentada começou a estranhar quando, dia 31 de maio, foi realizar o saque do valor e não conseguiu. Após ser encaminhada para várias instituições, descobriu o mal entendido. "Disseram que tem alguém com o meu nome que está recebendo. Pois eu disse que estou viva e quero receber meu dinheiro. São meus direitos", comentou Maria do Carmo, que possui problemas de saúde, está com dívidas para pagar e aguarda alguma solução.

A aposentada já comprovou que está viva e protocolou um pedido de revisão de benefício. Porém, como afirma sua filha, Suzana Maria, o prazo de 10 dias dado pelo Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) já passou, e é possível que o benefício não chegue novamente. "Termina até acontecendo alguma coisa pior. Ela comprovando que não está morta, vai acontecer de ela realmente estar e não conseguir receber esse dinheiro." afirma Suzana, que assiste sua mãe tendo problemas para dormir e sem receber seu direito.

Reativação do benefício

O advogado Rômulo Saraiva esclarece que, se ocorrer o travamento da aposentadoria pelas pessoas possuírem o mesmo nome, ou por desorganização da instituição, a pessoa poderá fazer uma reclamação por meio de boletim de ocorrência reportando ao INSS que a mesma não está falecida. Além disso, pode também estrar com um processo na justiça por danos morais. O INSS deverá devolver os valores travados ao aposentado.

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