Pronunciamento

Chuvas: Cidades pernambucanas em situação de emergência

Abreu e Lima, Olinda e Igarassu, no Grande Recife, e Vicência, na Zona da Mata, decretaram situação de emergência

ISABEL CRISTINA ARAUJO DO NASCIMENTO
ISABEL CRISTINA ARAUJO DO NASCIMENTO
Publicado em 25/07/2019 às 16:35
Brenda Alcântara/ JC Imagem
FOTO: Brenda Alcântara/ JC Imagem

As fortes chuvas que provocaram mortes e alagamentos fez com que quatro cidades pernambucanas decretassem situação de emergência, nessa quarta-feira (24). Foram emitidos decretos em Olinda, Abreu e Lima e Igarassu, no Grande Recife, e Vicência, na Zona da Mata Norte do Estado.

"A concentração temporal e regional das chuvas é algo que não se prevê. Cair, por exemplo, como aconteceu em maio, uma chuva tão intensa em uma localidade tão pequena, como o bairro dos Estados, em Camaragibe, não existem recursos científicos para prever isso. Então, essa incidência de chuvas tão fortes, em regiões tão concentradas, em períodos tão curtos de tempo promovem o extrapolamento do controle do risco e aí se provocam os desastres", revela o secretário-executivo de Defesa Civil de Pernambuco, coronel Lamartine Barbosa.

Orientação

A orientação da A Coordenadoria de Defesa Civil do Estado de Pernambuco (Codecipe) para os moradores de áreas de risco é atenção aos sinais do ambiente, rachaduras nas paredes, vegetação se deslocando, principalmente, para a população ribeirinha e de locais de encosta.

+VÍDEOS