Acúmulo de lixo

Lixo acumulado no Rio Capibaribe preocupa recifenses

“A gente bota a rede, mas de vez em quando vem mais lixo que o próprio peixe”, desabafa pescado

ISABEL CRISTINA ARAUJO DO NASCIMENTO
ISABEL CRISTINA ARAUJO DO NASCIMENTO
Publicado em 28/08/2019 às 16:40
Reprodução/TV Jornal
FOTO: Reprodução/TV Jornal

O Rio Capibaribe está tomado por lixo. Ao menos, é o que mostra um registro feito na terça-feira(28) na Rua da Aurora, no bairro de santo Amaro, Área Central do Recife, com muita sujeira acumulada. Os objetos descartados irregularmente são diversos, desde capacetes até carcaças de aparelhos de TV.

O lixo na margem do rio acaba manchando toda paisagem e as pessoas reclamam que equipes da prefeitura aparecem, de maneira ocasional, mas não é suficiente por conta da grande quantidade de lixo.

O fotógrafo Gabriel Galvão, conta que sempre que passa pelas vias a situação é a mesma. “Eu já vi de tudo por aqui, geladeira, sofá, tem dias que está um mar de garrafas pet. Incrível como se consegue juntar tanto lixo”, conta ele.

No trecho do rio, próximo ao Complexo de Salgadinho, na entrada de Olinda mais uma cena lamentável, o lixo parece fazer parte da paisagem, de um lado a outro. O pescador Ivanildo José da Silva fala que o número de peixes está diminuindo. “A gente bota a rede, mas de vez em quando vem mais lixo que o próprio peixe”, explica.

Nota da prefeitura

A prefeitura do Recife informou que realiza, todo mês uma ação de limpeza nas margens do rio. O trabalho também acontece no trecho ao longo do Cais da Alfândega. Uma ação de limpeza já foi realizada neste mês de agosto e a próxima já está programada para a maré baixa de setembro. Há, ainda, o trabalho de limpeza dos resíduos flutuantes do Rio Capibaribe, que é realizado pelo Ecobarco. A cobertura da limpeza é de aproximadamente 35 quilômetros.

Ação social de limpeza

Neste sábado (31), a ONG Capibar-Recapibaribe promove uma gincana entre 60 pescadores para retirada de lixo do Rio Capibaribe. O evento começa às 8h da manhã. No ano passado foram recolhidas 29 toneladas de lixo do local

+VÍDEOS