Operação

Polícia faz patrulha em estações de BRT para evitar assaltos, no Grande Recife

O trabalho será desenvolvido através de duplas policiais

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 14/10/2019 às 18:22
Reprodução Filipe Ferreira/TV Jornal
FOTO: Reprodução Filipe Ferreira/TV Jornal

A Polícia Militar de Pernambuco em parceria com o Consórcio Grande Recife, deu início nesta segunda-feira (14), a uma operação com a finalidade de aprimorar a segurança para os usuários e trabalhadores no entorno das estações dos BRT's, no Grande Recife. O trabalho será desenvolvido através de duplas policiais, todos os dias circulando por estações e ônibus com efetivo a pé e motorizado.

Atuação

A operação terá, mensalmente, mais de 2.300 lançamentos de policiais, em atuação 24 horas por dia, nas 42 estações distribuídas na Região Metropolitana.

Combate

Além de combater os assaltos, os policiais envolvidos também irão combater qualquer tipo de ilegalidade, como comércio ilegal e passageiros querendo pegar bigu sem pagar a passagem. Apenas no período da madrugada, o patrulhamento será realizado por viaturas.

Redução

Os crimes contra o patrimônio já estão em queda. No caso dos assaltos a ônibus houve uma redução no Recife de 10% em relação aos 8 meses iniciais de 2018, passando de 637 para 574 casos. Além disso, a Força-Tarefa Coletivos já prendeu, entre janeiro e agosto de 2019, 210 pessoas acusadas dessa prática delituosa.

Ação de vândalos

Três homens e uma mulher foram presos na Operação Blackout da Polícia Civil, nesta segunda-feira (30), após serem flagrados por câmeras de segurança arrancando placas de alumínio do piso das estações de BRT, no bairro de Santo Amaro, área central do Recife. Segundo a polícia, todos eram moradores de rua e usuário de drogas. Ainda segundo a polícia, os suspeitos vendiam o material para ferros velhos, e irão responder por roubo e furto de patrimônio.

Não é a primeira vez que as estações de BRT do Recife são alvo de vandalismo. Uma triste realidade. Dessa vez, os criminosos arrombaram a Estação Araripina, que fica na Avenida Cruz Cabugá, no bairro de Santo Amaro, área central do Recife.

O homem identificado por Marcelo Bandeira de Santana, de 55 anos, foi preso nesta quarta-feira (02), após ser flagrado por câmeras de segurança arrancando placas de alumínio do piso das estações de BRT's, no bairro de Santo Amaro, área central do Recife.

Escuridão

As pessoas reclamam da insegurança, em várias estações BRT's, em Paulista e Olinda, por causa da falta de iluminação. Os passageiros têm medo de assaltados.

+VÍDEOS