Saúde

Saiba quais os riscos dos alimentos contaminados pelas manchas de óleo

De acordo com a nutricionista, o cuidado deve ser redobrado

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 21/10/2019 às 17:15
Foto: Governo de SP/ Divulgação
FOTO: Foto: Governo de SP/ Divulgação

Os frutos do mar são considerados alimentos ricos em vitaminas e também fundamentais para a produção de hormônios. No entanto, com a presença das manchas de óleo no litoral do Nordeste, desde o início de setembro, o cuidado com os alimentos marinhos tem que ser redobrado. De acordo com a nutricionista Andréa Mendonça, o óleo causa intoxicações e pode gerar um câncer.

"Caso a pessoa consuma o pescado e seja muito sensível, pode desenvolver uma gastroenterite (irritação e inflamação do estômago e o intestino), alguma doença decorrente dessa contaminação. Caso as ações não aconteçam de forma eficiente e esse óleo passe a se acumular nos pedaços, o risco de contaminação é maior porque pode estar com uma grande quantidade de benzeno (ligado aos processo de produção de petróleo), que extremamente cancerígeno'', informou.

Risco maior em mariscos e ostras

Ainda de acordo com a especialista, é preciso ter um cuidado especial com as ostras e os mariscos, pois esses animais sugam a água para retirar os nutrientes dela.

''Os mariscos se alimentam através da filtração da água. Esse pescados correm um riso maior de serem expostos ao óleo. É preciso sentir muito o odor. Se esse pescado teve contato com o óleo, vai ter um odo diferente. Também é importante observar a aparência'', concluiu a nutricionista.

+VÍDEOS