INFECÇÃO

Coronavírus: saiba os cuidados, sintomas e tratamento da doença

Em todo mundo, já são quase 6 mil pessoas infectadas

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 29/01/2020 às 15:59
Wellington Lima/TV Jornal
FOTO: Wellington Lima/TV Jornal

Em todo o mundo, o coronavírus está despertando a atenção por conta do aumento de casos confirmados de mortes. De acordo com o Ministério da Saúde, no Brasil, três casos suspeitos estão sendo acompanhados, até a terça-feira (28), e duas pessoas têm suspeitas de portar o vírus. Uma delas está em Porto Alegre (RS) e outra em Curitiba (PR).

>>Coronavírus: contaminações ultrapassam 2 mil em todo o mundo

Por isso, a recomendação do Ministério da Saúde, é que todos os estados brasileiros devem repassar aos profissionais da rede pública as recomendações sobre prevenção. Confira abaixo o que é o coronavírus, os sintomas, os cuidados e tratamentos para evitar a circulação da doença no estado de Pernambuco.

>>Estudo aponta que sopa de morcego ou carne de cobra transmitem coronavírus na China

O que é?

É um vírus que causa infecções respiratórias em seres humanos. Recentemente, foi identificada uma mutação desse vírus na China.

Sintomas

Os sinais clínicos são principalmente febre e sintomas respiratórios (tosse e dificuldade para respirar). A transmissão é de uma pessoa para outra, pelo ar, espirro ou contato próximo com paciente infectado.

Prevenção

Para evitar doenças respiratórias no geral, indica-se higienizar frenquentemente as mãos, principalmente antes de consumir alimentos, utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir, evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca. É importante não compartilhar objetos de uso pessoal (talheres, pratos, copos), manter os ambientes bem ventilados e evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de doenças respiratórias.

Tratamento

Ainda não existe uma medicação específica. O tratamento é feito de acordo com os sintomas de cada paciente.

Casos

Em todo mundo, já são quase 6 mil pessoas infectadas. A grande maioria na China, onde surgiu o vírus. Por lá, já passa de 130 o número de mortes por causa da doença. No Brasil, três casos suspeitos estão sendo acompanhados.

Brasileiro na China

A equipe de produção conversou com um estudante pernambucano, que estuda há 4 meses no país. Ele falou sobre o clima de apreensão que toma conta das ruas e os cuidados que estão sendo tomados para evitar o avanço da doença.

+VÍDEOS