saúde

Médico explica diferença entre gripe normal e coronavírus; veja vídeo

O pneumologista orienta sobre a importância de entender os sintomas

Robert Sarmento
Robert Sarmento
Publicado em 17/03/2020 às 18:14
Wellington Lima/TV Jornal
FOTO: Wellington Lima/TV Jornal

Com o objetivo de orientar o população sobre os sintomas e riscos da Covid-19, a produção do Por Dentro com Cardinot entrevistou o pneumologista, Blancard Torres, que esclareceu as diferenças a gripe 'normal' e o coronavírus. A dúvida foi enviada por uma telespectadora da TV Jornal, nesta terça-feira (19), através do Whatsapp do programa.

>>>Pernambuco confirma primeiros casos de coronavírus em criança e adolescente<<<

O que é coronavírus?

É um vírus que causa infecções respiratórias em seres humanos. Recentemente, foi identificada uma mutação desse vírus na China.

Sintomas

Os sinais clínicos são principalmente febre e sintomas respiratórios (tosse e dificuldade para respirar). A transmissão é de uma pessoa para outra, pelo ar, espirro ou contato próximo com paciente infectado.

Tratamento

Ainda não existe uma medicação específica. O tratamento é feito de acordo com os sintomas de cada paciente.

Saiba se você precisa usar máscara

Com a alta procura pelos itens orientados para a proteção da Covid-19, o Infectologista Demétrius Montenegro explicou quem deve usar a máscara cirúrgica. Os produtos estão acabando facilmente.

Ir ou não ao trabalho?

O advogado trabalhista Rômulo Saraiva falou em qual situação o empregado pode deixar de ir ao trabalho, além de orientar ao trabalhador que teve ou que venha a ter contato com alguém infectado com o coronavírus e sobre quem tem auxílio-doença.

+VÍDEOS