compesa

População do Grande Recife reclama de falta de água para prevenção do coronavírus

Sem água nas torneiras, as pessoas relataram dificuldades de higienização

Robert Sarmento
Robert Sarmento
Publicado em 17/03/2020 às 17:02
Cirio Gomes/TV Jornal
FOTO: Cirio Gomes/TV Jornal

Apesar de estarem atentos a orientação dos órgãos de saúde a prevenção do coronavírus, atos como limpar as mãos com água e sabão têm sido difícil para as comunidades da Região Metropolitana do Recife. Pelo menos é o que relatou a população, em entrevista ao Por Dentro com Cardinot, nesta terça-feira (17). As pessoas contaram que a falta do abastecimento está comprometendo a limpeza pessoal.

''A gente vai reclamar, faz protocolo, mas não adianta. Nunca vi sair 'ar' do cano. Tem que sair água'', reclamou um morador do bairro do Ibura, na Zona Sul do Recife.

>>>Brasil registra primeira morte por coronavírus em São Paulo<<<

>>>Pernambuco confirma primeiros casos de coronavírus em criança e adolescente<<<

>>>Pernambuco registra transmissão local de coronavírus e número sobe para 18<<<

Nota da Compesa na íntegra

A Compesa informa que a questão relatada é observada na parte mais alta da Rua Engenho Noruega, no Ibura, e que para resolver a questão estão sendo realizados ajustes operacionais estão sendo desenvolvidos para regularizar a situação. Hoje (17), dia do calendário desta rua, técnicos irão monitorar o abastecimento. Por fim, a Compesa continuará atuando fortemente com o objetivo de garantir o abastecimento da população pernambucana, com foco especial nas áreas de Produção, Operação e Manutenção. Inclusive, caso seja necessário o reforço das equipes por motivos de afastamento, a Companhia fará as adequações necessárias, com vistas à garantia da prestação deste serviço essencial.

Orientações para prevenção do coronavírus

Higienize as mãos

Lave suas mãos frequentemente com água e sabão ou com uma solução de álcool em gel.

Por quê? Esfregar as mãos ajuda a eliminar traços do vírus que podem estar presentes em lugares de uso comum.

Mantenha distância social

Mantenha pelo menos um metro de distância de pessoas que apresentam tosse ou espirros constantes.

Por quê? A tosse e o espirro propagam pequenas gotas de secreção e saliva que podem conter vírus. Com a proximidade, a chance de respirar ou ter contato essas gotículas aumenta.

Evite tocar os olhos, o nariz e a boca

Evite coçar, esfregar ou ter qualquer tipo de contato com as mucosas. Essas áreas têm contato direto com a corrente sanguínea e são mais sensíveis à presença de agentes de contaminação

Por quê? As mãos estão em contato constante com superfícies que podem ser vetores de transmissão de vírus e bactérias. Mantê-las longe das mucosas diminui a chance de ficar doente.

Pratique higiene respiratória

Tenha boas práticas de higiene respiratória. Isso significa cobrir a boca e o nariz com o braço curvado ou com um lenço de tecido ou papel ao tossir e espirrar. Descarte ou higienize o material usado imediatamente.

Por quê? Gotículas de saliva e secreção são vetores do Covid-19. Evitar que outras pessoas entrem em contato com saliva contaminada evita não apenas o coronavírus, mas uma série de doenças respiratórias.

Em caso de febre ou dificuldade respiratória, busque ajuda médica rapidamente

Não saia de casa se estiver com febre. Se os sintomas persistirem e caso haja dificuldade respiratória, busque atenção especializada imediatamente.

Por quê? Apesar de serem sintomas comuns, uma ação rápida pode evitar problemas mais sérios e o desenvolvimento de sintomas mais graves de infecções respiratórias.

Uso de máscaras

Pessoas saudáveis, sem sintomas como febre, tosse ou espirros não precisam usar máscaras

Por quê? Apenas profissionais de saúde e pessoas que apresentem sintomas parecidos com os do novo coronavírus precisam usar máscaras. A função das máscaras é conter a propagação do vírus em quem já está infectado. A OMS recomenda o uso racional das máscaras.

Fique bem informado e siga os procedimentos do Ministério da Saúde

Por quê? Autoridades nacionais e locais têm a informação mais atualizada sobre a situação de saúde na sua área. Tomar atitudes preventivamente ajuda o sistema de saúde a distribuir e compreender de maneira ágil a disseminação de qualquer doença.

+VÍDEOS