PREVENÇÃO AO COVID-19

Coronavírus: confira técnica para fortalecimento dos pulmões

Fisioterapeuta mostra exercício que fortalece o órgão, dura no máximo seis minutos e pode ser feito em casa

Reprodução/Internet
FOTO: Reprodução/Internet

Diante da pandemia do novo coronavírus, doença que prejudica o sistema respiratório, é importante deixar os pulmões fortalecidos. Esse reforço pode ser feito através de fisioterapia. O especialista Francimar Ferrari mostra um exercício que pode ser praticado sem sair de casa e dura, no máximo, 6 minutos. "A técnica pode fortalecer a musculatura e deixar o indivíduo mais apto e mais habilitado a suportar a sobrecarga imposta por um eventual quadro gripal", explicou Ferrari.

Confira a técnica na reportagem

Na prática

O exercício orientado pelo fisioterapeuta pode ser feito em casa pelo paciente. Nesse caso, a técnica utiliza a "mínima carga suportada", como explica o especialista Francimar Ferrari. "A orientação é de que o paciente faça uma inspiração forçada até encher o pulmão. Primeiro, o paciente esvazia o pulmão por completo, depois inspira tudo".

A depender da orientação do profissional, geralmente, três séries de dez respirações são suficientes para fortalecer a musculatura. "No máximo duas vezes ao dia. Podem ser também 30 repetições seguidas do exercício", esclareceu Ferrari.

Equipamento

Segundo o fisioterapeuta, o dispositivo utilizado no exercício pode ser facilmente encontrado na internet ou em lojas que vendem equipamentos de fisioterapia.

+VÍDEOS