denúncia

Idosa morre com suspeita de coronavírus e é enterrada sem identificação, diz parentes

Os parentes contam que procuraram informações e foram avisados que a mulher já havia sido enterrada

Robert Sarmento
Robert Sarmento
Publicado em 27/04/2020 às 20:30
Cortesia
FOTO: Cortesia

Os filhos de uma idosa, que estava internada em um hospital de referência no combate ao novo coronavírus, em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, denunciam que ela foi internada na unidade sem o resultado do exame para a covid-19. A mulher morreu e, de acordo com os parentes, não foi possível identificar o corpo da vítima. A denúncia foi exibida no Por Dentro com Cardinote desta segunda-feira (27).

>>>Mulher com suspeita de coronavírus morre em banheiro de policlínica no Recife<<<

>>>Homem de 60 anos com suspeita de coronavírus morre em carro de mão em Olinda<<<

>>>Técnica em enfermagem morre com suspeita de coronavírus em Pernambuco, após não conseguir vaga em UTI<<<

Entenda o caso

Ainda segundo a família, a idosa, de 60 anos, foi socorrida para a UPA dos Torrões no dia 17 de abril e, pouco tempo depois, foi transferida para o hospital de referência. De acordo com o filho da vítima, desde o começo houve falta de informações.

No dia 22 de abril, a família informou que não conseguia detalhes do tratamento e nem do estado de saúde. Eles também afirmam que uma pessoa de dentro do hospital teria se prontificado a entrar na unidade de terapia intensiva (UTI) e dar detalhes de como a paciente estava, mas receberam a notícia de que a idosa não estava mais na URI.

Depois de procurar informações, no dia 24 de abril, os parentes receberam a notícia de que a idosa foi enterrada. Além disso, eles alegam que os parentes não puderam nem mesmo reconhecer o corpo, e o resultado do exame para covid-19 não saiu.

Nota de resposta

O Hospital Alfa informa que a unidade conta com um núcleo de apoio, formado por profissionais de serviço social e psicologia, que atende as demandas iniciais dos familiares. Além disso, diariamente, profissionais médicos também ficam responsáveis por atualizar as condições de saúde dos pacientes internados na unidade e os resultados dos exames são liberados para as unidades de saúde, quando os pacientes estão internados, ou para os municípios de origem nos casos de pacientes em isolamento domiciliar ou óbito. sobre a família não poder identificar o corpo é um protocolo da Secretaria de Saúde.

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.
  • Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).
  • Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

+VÍDEOS