Pandemia

Cabo tem plano próprio e comércio será reaberto mais cedo

Comércio e serviços já voltam a funcionar nesta semana no Cabo de Santo Agostinho; Confira o calendário de retomada das atividades na cidade

Giovanna Torreão
Giovanna Torreão
Publicado em 03/06/2020 às 13:35
Wellington Lima - JC Imagem
FOTO: Wellington Lima - JC Imagem

Apesar do plano gradual de retorno das atividades comerciais anunciado pelo Governo de Pernambuco, a cidade de Cabo de Santo Agostinho, que faz parte da Região Metropolitana do Recife, elaborou o próprio plano de reabertura da economia com restrições, além da antecipação de feriados no município. Nesta quarta-feira (03), feriado na cidade, a equipe do Por Dentro com Cardinot encontrou um grande movimento pelas ruas.

Os feriados dos dias 11 de junho (Corpus Cristhi), 13, Santo Antônio (padroeiro da Cidade) e 24 (São João) foram adiantados para os dias 1º, 2 e 3 de junho. A partir desta quinta-feira (04), serão abertos comércio e serviços; salões de beleza e restaurantes. O horário de abertura será às 10h e o de fechamento, às 18h. Já os shoppings, que manterão os cinemas fechados, terão horário de abertura a partir das 12h e fechamento às 20h. De acordo com a prefeitura, a reavaliação das decisões será realizada a cada sete dias pelas autoridades para decidir se haverá evolução ou regressão da flexibilização.

No plano da flexibilização com restrições, anunciou que a retomada gradual e consciente das atividades econômicas no Cabo "conta com disponibilidade de leitos no município e dois hospitais de campanha, além do respeito ao uso máscaras e a redução do número de casos", de acordo com a Prefeitura do Cabo.

Calendário

4 de junho

Serão abertos comércio e serviços; salões de beleza e restaurantes. O horário de abertura será às 10h e o de fechamento, às 18h. Já os shoppings, que manterão os cinemas fechados, terão horário de abertura a partir das 12h e fechamento às 20h.

Restaurantes

Para os restaurantes, existem algumas condições a serem cumpridas: o estabelecimento deve funcionar com redução de 50% da capacidade de atendimento, com distanciamento mínimo de dois metros entre as mesas. Será obrigatório o fornecimento de EPIs (Equipamentos de Proteção) e álcool gel (70%) para os empregados, prestadores e entregadores, permitindo assim que não haja contato com outras pessoas.

Além disso, os restaurantes devem intensificar a limpeza, desinfetar superfícies e locais que são tocados com frequência; oferecer local para lavar as mãos, priorizar a ventilação natural e manter a limpeza de aparelhos de ar-condicionado – se tiverem de ser utilizados. Ainda, precisam assegurar que as medidas de isolamento social e quarentena sejam mantidas aos empregadores e empregados maiores de 60 anos e demais integrantes dos grupos de risco.

12 de Junho

Academias privadas serão reabertas, com tais condições: utilização inicial de 50% da capacidade de cada estabelecimento comercial; garantia de distanciamento mínimo de 1,5m entre as pessoas na circulação dos estabelecimentos; tentativa de evitar filas e aglomerações, mesmo na área externa dos estabelecimentos e sinalização de obrigatoriedade de uso de máscaras na área externa do estabelecimento.

Eventos continuam suspensos

Permanecem proibidas a reaberturas de bares, casas noturnas, pubs, lounges, tabacarias, boates ou similares, bem como, está proibida a reabertura de parques, aglomeração de pessoas em praças, além de eventos públicos ou particulares, clubes, associações recreativas e afins, áreas comuns, playground, complexos de lazer, academias da terceira idade, pista de skate e academias da cidade de controle da prefeitura.

+VÍDEOS