pandemia

Confira as atividades que voltam a funcionar nos próximos dias em Pernambuco e a previsão dos outros setores

As atividades econômicas retornam de forma gradativa em Pernambuco

Robert Sarmento
Robert Sarmento
Publicado em 09/06/2020 às 18:49
Felipe Ribeiro/JC Imagem
FOTO: Felipe Ribeiro/JC Imagem

Com a reabertura das atividades não essenciais já em andamento em Pernambuco, a secretária executiva de desenvolvimento econômica do Estado, Maíra Fischer, destacou o plano de convivência para as atividades econômicas entre os dias 08 e 12 de junho. As ruas do centro do Recife, por exemplo, já se encontram com muita gente. Do lado de fora das lojas, clientes também se aglomeram e formam filas nos arredores dos estabelecimentos.

‘’Cada um dos setores tem que seguir o protocolo geral e os protocolos específicos. Todos os protocolos estão no site pecontracoronavírus.pe.gov.br’’, afirmou a secretária.

  • Construção Civil - (Na RMR, as obras serão liberadas com 50% dos funcionários e no horário das 9h às 18h. Já no interior, a liberação também é de 50%, sem determinação de horário);
  • Comércio atacadista (Na RMR, só será permitido no horário das 9h às 18h).
  • Shoppings - com serviço de Drive Thru
  • Serviços médicos, terapêuticos e diagnósticos
  • Óticas

Terceira semana

Dando prosseguimento ao cronograma do Governo de Pernambuco, a próxima semana, do dia 15 a 19 de junho, tem como previsão abrir o comércio varejista, o setor de beleza e de automóveis.

Salões de beleza

Donos de salões de beleza garantem que estão adequados às regras exigidas pelo Governo de Pernambuco. Faltando menos de uma semana para a reabertura dos salões de beleza, o setor garante que já se adequou às normas exigidas pelo Governo de Pernambuco. O distanciamento e a limpeza rígida dos materiais pessoais deverão ser seguidos à risca para a maior garantia dos funcionários e clientes.

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.
  • Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).
  • Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

+VÍDEOS