Denúncia

População descumpre determinações do Governo de Pernambuco na orla de Boa Viagem

Equipe da TV Jornal flagrou pessoas sem máscara e se aglomerando nas quadras

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 08/07/2020 às 15:50
Fábio Costa/TV Jornal
FOTO: Fábio Costa/TV Jornal

Mesmo com o decreto determinando o uso obrigatório de máscaras em todo o Estado de Pernambuco desde o dia 16 de maio para a proteção do novo coronavírus, várias pessoas estão descumprindo a ordem. Na orla de Boa Viagem, por exemplo, muita gente está fazendo exercício físico sem o acessório e utilizando de forma errada. Além disso, alguns se arriscam na prática de exercícios em grupo que está proibida.

>>População ignora pandemia do coronavírus e se aglomera em Jaboatão

>>Praia de Boa Viagem tem final de semana movimentado

>>Máscaras para proteção do coronavírus tem prazo de validade? Infectologista explica

A equipe de reportagem da TV Jornal registrou imagens, nesta quarta-feira (8), de pessoas sem as máscaras caminhando, como também nas bicicletas na ciclofaixa.

Prática de esportes coletiva

Um outro ponto que a equipe flagrou foi um grupo praticando esportes coletivos em uma das quadras da orla. Na ocasião, até tinha placa informando, mas o aviso não foi respeitado. A pista de skate também tinha gente se agrupando. Um outro grupo foi a turma do futebol que também lotou as quadras.

Os parques, praças e a orla estão apenas liberados para os exercícios físicos individuais, de acordo com a Prefeitura do Recife. No entanto, só é permitido com a presença de profissional de educação física, sendo um aluno para cada orientador.

Reclamação

Porém, quem se exercita respeitando todas as normas de combate ao coronavírus reclama na postura de quem não cumpre as exigências.

Nota da Polícia Militar

Em nota, a Polícia Militar informou que tem feito a fiscalização para o cumprimento do decreto que proíbe a prática de esportes em grupo e exige o uso de máscaras. A polícia pede a população que faça denúncias pelo telefone: 190.

Coronavírus em Pernambuco

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) confirmou, nesta quarta-feira (08), 1.453 novos casos do novo coronavírus. Entre os confirmados, 1.276 (88%) são casos leves, ou seja, pacientes que não demandaram internamento hospitalar e que estavam na fase final da doença ou já curados. Os outros 177 (12%) se enquadram como Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Agora, Pernambuco totaliza 67.604 casos já confirmados, sendo 20.575 graves e 47.029 leves.

Nesta quarta também foram confirmados 89 óbitos, ocorridos desde o dia 12 de abril. Do total de mortes no informe de hoje, 68 (76%) ocorreram nos meses de abril, maio e junho. As outras 21 (24%) ocorreram neste mês de julho. Com isso, o Estado totaliza 5.323 óbitos pela doença.

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.
  • Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

+VÍDEOS