Fenômeno

Praia de Piedade amanhece vazia e com marcas da passagem da tromba de água

Segundo meteorologista da Apac, o fenômeno é mais fraco que um tornado, mas muito perigoso

Site Da TV Jornal
Site Da TV Jornal
Publicado em 02/03/2015 às 12:20

-Reprodução/TV Jornal
Na manhã desta segunda-feira (2), na praia de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, onde uma tromba d'água assustou comerciantes e banhistas no último domingo (1), ainda era possível ver os rastros do fenômeno. Uma lixeira ficou completamente destruída e os galhos dos coqueiros retorcidos. Alguns comerciantes contaram que chegaram a perder tudo.

O susto foi grande e acabou movimentando as redes sociais. Em imagens cedidas no aplicativo ComuniQ e compartilhadas na internet, é possível ver a formação de uma nuvem bastante escura, no alto mar, composta por uma espécie de tromba. As rajadas de vento, que se movem de maneira semelhante a um tornado, atingiu a areia em poucos minutos a uma velocidade de 80 quilômetros por hora. Muitos objetos foram arremessados, entre eles guarda-sóis e cadeiras, enquanto as pessoas corriam.

De acordo com o meteorologista Vinícius Gomes, da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), o que aconteceu na praia de piedade parecia um tornado, mas na verdade se tratava de uma tromba d'água, fenômeno incomum no litoral pernambucano. Ainda segundo ele, as rajadas são mais fracas que as de um tornado, mas não menos perigosas. Quem ficou na praia filmando tudo no celular correu risco.

+VÍDEOS