Registro

Fenômeno raro: tromba d'água se forma na praia de Olinda

O registro foi feito pelo morador de Casa Caiada, Eugênio Teixeira, por volta das 5h20

Site Da TV Jornal
Site Da TV Jornal
Publicado em 21/01/2016 às 8:21

-Reprodução/TV Jornal
Nas primeiras horas desta quinta-feira (21), a praia de Casa Caiada, em Olinda, amenheceu com um fenômeno raro. Uma tromba d'água em alto mar percorreu parte do litoral do bairro até se dispersar. O flagrante foi feito pelo morador da cidade, Eugênio Teixeira. Apesar de ser perigoso para banhistas, o fenômeno deixou o amanhecer na cidade Patrimônio Cultural da Humanidade ainda mais bonito. [Veja vídeo abaixo]

Apesar da raro, a tromba d'água já foi vista no litoral pernambucano. Em março de 2015, o fenômeno assustou comerciantes e banhistas da praia de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes. Em imagens cedidas através do aplicativo ComuniQ e compartilhada na internet, é possível ver a formação de uma nuvem escura, no alto mar, e as rajadas de vento semelhantes a um tornado.

Na época, o meteorologista Vinícius Gomes, da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), contou que as trombas d'águas são incomuns no litoral pernambucano. Ainda segundo ele, as rajadas de vento provocadas pelo fenômeno são mais fracas que as de um tornado, mas não menos perigosas.



VEJA TAMBÉM
>>Praia de Piedade amanhece vazia e com marcas da passagem da tromba de água
>>Queda de meteoro assusta população do Grande Recife e outros estados do NE

+VÍDEOS