Ajuda

Recife lança Brigada Maria da Penha para assegurar medidas protetivas

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 08/12/2017 às 9:15

-EBC

O prefeito do Recife, Geraldo Julio, sancionou nesta quinta-feira (7) a lei que cria a Brigada Maria da Penha, para apoiar mulheres em situação de violência doméstica ou sexista. A iniciativa começa a atuar nos próximos 30 dias, composta por oito guardas municipais, sendo metade mulheres, e uma coordenadora, cargo este que será sempre ocupado por uma mulher. O ato aconteceu dentro da comemoração dos 15 anos do Centro de Referência Clarice Lispector, equipamento de referência no atendimento.

Segundo a secretária da Mulher do Recife, Cida Pedrosa, a iniciativa surge da necessidade de acompanhar mulheres atendidas no Centro que enfrentam situação de risco. "Vamos ter um contato direto com elas e a Brigada, que fará rondas e visitas individuais às suas casas", explicou. O gesto visa inibir a atuação dos agressores. Entre os objetivos da Brigada está ainda o apoio e acompanhamento da equipe técnica da Secretaria da Mulher (assistentes sociais, psicólogas e advogadas) na realização das atividades internas e externas (oitivas nas delegacias, audiências judiciais, visitas domiciliares e outras) de atendimento às mulheres vítimas de violência e acompanhar visitas regulares às usuárias atendidas pelo Centro de Referência Clarice Lispector para monitorar casos eventuais de descumprimento de medida protetiva.

"Esse projeto tem uma importância muita grande, porque a gente tem aqui o Centro Clarice Lispector, que já passa de mil atendimentos feitos a mulheres vítimas de violência na nossa cidade. E junto disso agora tem a Brigada Maria da Penha, formada por guardas municipais, que vão apoiar e acolher essas mulheres junto com os profissionais que já trabalham aqui no Centro e na Secretaria da Mulher. A gente vai poder dar esse apoio às mulheres, no transporte, no acompanhamento às audiências, nos atendimentos. Então é uma ação importante e histórica para cidade porque é mais cidadania para o Recife ", afirmou o prefeito Geraldo Julio. Até novembro de 2017, mais de 370 mulheres passaram pelo equipamento e mais de 700 orientações jurídicas foram realizadas. O Liga, Mulher, o disque-orientação do Clarice, recebeu mais de mil ligações até novembro deste ano.

O centro

O Centro Clarice Lispector ajuda mulheres em situação de violência doméstica e/ou sexista. No local, são realizados atendimentos psicossociais e orientações jurídicas como acompanhamento nas audiências e solicitações de medidas protetivas. O Clarice dispõe ainda de equipe multidisciplinar formada por psicólogas, assistentes,advogadas e educadoras sociais. O atendimento é gratuito e funciona de segunda à sexta, das 7h às 19h. Nos finais de semana, o equipamento atende no esquema de plantão. O "Liga, Mulher" (0800 281 0107) recebe ligações de domingo a domingo, das 7h às 19h. O Centro fica na Bernardo Guimarães, 470 - Boa Vista.

+VÍDEOS