Prevenção

Ministério da Saúde alerta para a vacinação contra o vírus HPV

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 12/09/2018 às 10:45

-Reprodução/TV Jornal

Um vídeo divulgado pelo Ministério da Saúde nas redes sociais alerta para a necessidade da vacinação contra o vírus do HPV, doença perigosa, transmitida por meio de relações sexuais sem proteção. A convocação tem como alvo 20,6 milhões de meninas, de 9 a 14 anos, e meninos, de 11 a 14 anos, em todo o país. É nessa faixa-etária que a imunização tem mais eficiência.

Em Pernambuco, a meta é que vacinar 938 mil pessoas. As doses ficam disponíveis durante todo o ano e não há contraindicação. Para se imunizar, basta ir aos postos de saúde, seja para tomar a primeira ou a segunda dose e completar a proteção contra o HPV.

Cada vacina na rede privada custa, em média, R$ 480, mas na rede pública é aplicada gratuitamente. Segundo a Secretaria de Saúde, no Recife, 58 mil meninos e meninas devem ser vacinados, e as doses estão disponíveis em 170 unidades de saúde. Eles lembram também que entre a primeira e a segunda dose é necessário ter um intervalo de seis meses.

Doença

O vírus HPV (Papilomavírus Humano) é sexualmente transmissível. Ele infecta pele e mucosas da boca ou das áreas genital e anal, provocando verrugas e diferentes tipos de câncer em homens e mulheres (colo do útero, anal, pênis, vagina, orofaringe). A vacina, além de proteger do contato com o vírus, evita que outros tipos de câncer apareçam no organismo. Segundo o ministério, cerca de 30% dos tumores provocados por vírus no mundo são causados pelo HPV.

Dados de um estudo realizado no ano passado pelo Projeto POP Brasil, ligado ao Ministério da Saúde, ainda estimam que a prevalência do HPV no país seja de 54%. Ou seja, metade dos jovens que iniciam a vida sexual e não tomaram a vacina ou não usaram preservativos podem ser infectados pela doença.

Prevenção de Câncer

A vacina HPV previne vários tipos de câncer, contribuindo com a redução da incidência dessa doença nas mulheres e homens. No mundo, dos 2,2 milhões de tumores provocados por vírus e outros agentes infecciosos, 640 mil são causados pelo HPV. A vacina utilizada no país previne 70% cânceres do colo útero, 90% câncer anal, 63% do câncer de pênis, 70% dos cânceres de vagina, 72% dos cânceres de orofaringe e 90% das verrugas genitais. Além disso, as vacinas HPV protegem contra o pré-câncer cervical em mulheres de 15 a 26 anos, associadas ao HPV16 /18.

Vacina

O Ministério da Saúde ainda alerta que a cobertura contra o HPV só fica completa com as duas doses. A pasta assegura que a vacina não aumenta o risco de eventos adversos graves, aborto ou interrupção da gravidez.

A vacinação tem impacto significativo na redução da incidência do HPV, como nos Estados Unidos, que reduziram em 88% as taxas de infeção oral pelo vírus com imunização, segundo o Ministério da Saúde. O Ministério esclarece ainda que a vacina não é eficaz para tratamento de infecções ou lesões por HPV já existentes.

+VÍDEOS