Carnaval

Prévias: moradores de Olinda reclamam de sujeira e falta de mobilidade

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 21/01/2019 às 12:40

-Reprodução/TV Jornal

Faltando pouco mais de um mês para o carnaval, algumas prévias da festa já tomaram conta das ladeiras do Sítio Histórico de Olinda, na Região Metropolitana do Recife. A prefeitura da cidade já montou um esquema de trânsito especial para funcionar durante os fins de semana e atender o público. No entanto, quem vive na Cidade Alta se queixa da sujeira e da dificuldade de se locomover na área, neste período de prévias.

O engenheiro Juscelino Burbonon é uma dessas pessoas que enfrenta dificuldades. Ele fala que mora no foco da folia e tem, constantemente, problemas. “A sujeira é uma coisa absurda, na segunda-feira é que vemos o resultado. O carnaval é bloco, é festa, é alegria e diversão, e isso não existe nessas prévias”, explica. Segundo ele, o morador perde o direito de ir e vir.

Infraestrutura

Na última sexta-feira (18), a Prefeitura de Olinda divulgou um esquema de transporte e infraestrutura que será implantado na cidade durante o período carnavalesco. As mudanças, até então, valem para todos os fins de semana, até a chegada oficial da festa. Entre as áreas fortalecidas pelas mudanças estão a infraestrutura do local, a segurança e o controle urbano. Veja detalhes do esquema aqui.

Resposta

Em relação à segurança, a Prefeitura de Olinda informou que a Guarda Municipal está atuando em conjunto com as várias secretarias e com a Polícia Militar, em pontos de bloqueio e patrulhas móveis.

A Polícia Militar informa que o policiamento em Olinda durante as prévias é realizado pela Ciatur, através de guarnições da área e do policiamento a pé, que é lançado em todo o Sítio Histórico e atua tanto em patrulhas fixas, quanto em patrulhas itinerantes. Outras unidades especializadas prestam apoio, como Cipmoto, Radiopatrulha, Cipcães e BPChoque.

Em relação à mobilidade, a Secretaria de Transportes e Trânsito só disse que aumentou a fiscalização, mas não explicou detalhes, nem disse o que será feito para melhorar.

Sobre a limpeza, a Secretaria de Infraestrutura disse que montou 50 banheiros químicos, espalhados em locais do Sítio Histórico. A população, no entanto, ou não viu, ou não achou suficiente a quantidade, pois houve reclamações. Ainda no início da manhã desta segunda-feira (21), equipes de serviços públicos iniciaram o trabalho de limpeza.

+VÍDEOS