RELIGIÃO

Missas no Recife na véspera do Dia de Nossa Senhora do Carmo

As celebrações das vésperas solenes têm missas na basílica e no claustro. A 323ª Festa do Carmo teve início no dia 6 de julho

Giovanna Torreão
Giovanna Torreão
Publicado em 15/07/2019 às 15:18
Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem
FOTO: Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem

Véspera do Dia de Nossa Senhora do Carmo, nesta segunda-feira (15), são celebradas no Recife as vésperas solenes, com missas às 7h, 8h, 10h, 12h (com bênção e imposição do escapulário) e 15h, na basílica, e às 9h, 11h, 13h, 14h e 16h no claustro. Nesse domingo (14), fiéis já lotaram a Basílica de Nossa Senhora do Carmo, no bairro de Santo Antônio, no último domingo da 323ª edição da festa em homenagem à santa padroeira da capital pernambucana.

Dia de Nossa Senhora do Carmo

A 323ª Festa do Carmo teve início no dia 6 de julho. Nesta terça-feira (16), dia dedicado a Nossa Senhora do Carmo, as missas acontecem de hora em hora: das 5h às 14h na basílica e das 5h30 até as 13h30 no claustro. A missa solene será rezada às 10h, com a presidência do arcebispo metropolitano de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido.

O encerramento das festividades acontece a partir das 16h, com a missa campal em altar montado em frente à basílica do Carmo. A cerimônia terá como presidente o cardeal e arcebispo da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, dom Orani João Tempesta.

Logo após a celebração, a procissão de encerramento com a imagem de Nossa Senhora do Carmo toma as ruas do Centro do Recife. O cortejo solene segue pela avenida de mesmo nome da santa, continua pela Avenida Martins de Barros, Praça da República, Rua do Sol, e Avenidas Guararapes e Dantas Barreto, até a Praça do Carmo.

Neste ano, é celebrado o centenário da coroação canônica da santa. Para marcar a data, a basílica recebe a exposição Rainha de Pernambuco – Uma memória da Coroação Canônica de Nossa Senhora do Carmo, até setembro.

+VÍDEOS