Meio Ambiente

Derramamento de óleo causa morte de animais e polui o litoral de Pernambuco

Várias poças com o óleo escuro e animais mortos foram encontrados em vários trechos do litoral pernambucano

Karina Costa Albuquerque
Karina Costa Albuquerque
Publicado em 12/09/2019 às 12:00
Juliana Oliveira/ Rádio Jornal
FOTO: Juliana Oliveira/ Rádio Jornal

As marcas da poluição estão em vários trechos de praias do litoral sul pernambucano e da Região Metropolitana do Recife (RMR). Banhistas encontraram pontos com bastante substância espalhada e, em alguns casos, animais mortos foram achados cobertos pelo produto.

De acordo com Giovanni Santos, professor de zoologia marinha da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), os animais podem ter ingerido a substância. Além de Pernambuco o produto também foi encontrado na orla da Paraíba, do Rio grande do Norte e da Bahia. Uma amostra foi levada para análise na UFPE e, ao que tudo indica, a substância foi jogada no mar por um navio cargueiro.

Segundo as investigações, a quantidade de óleo derramada foi tão grande que pode demorar anos para se decompor. Confira todos os detalhes na reportagem exibida pelo TV Jornal Meio-Dia desta quinta-feira (12):

Assista:

Animais mortos

Telespectadores têm enviado à TV Jornal vídeos de animais mortos nas praias do litoral de Pernambuco. Em muitos casos, os animais estão cobertos pela substância escura. Um golfinho foi encontrado morto na praia de Tamandaré, no Litoral Sul. Não há informações sobre o que pode ter causado a morte do golfinho, mas banhistas disseram que o animal tinha muito piche preso ao seu corpo. Confira as imagens exibidas no Bronca 24 Horas dessa terça-feira (10).

Assista:

Recife

Banhistas que frequentam a praia de Boa Viagem, Zona Sul do Recife, denunciaram na terça-feira (03) várias poças de piche que foram encontradas no local. Eles gravaram as imagens e enviaram para a produção da TV Jornal. Os banhistas informaram ainda que tiveram que limpar toda a praia, mas não conseguiram retirar tudo.

+VÍDEOS