Prefeitura

Veja como vai funcionar o cartão VEM para desempregados

Mais de 147 mil pessoas estão desempregadas, no Recife

Karina Costa Albuquerque
Karina Costa Albuquerque
Publicado em 23/12/2019 às 10:30
Sérgio Bernardo/ Acervo JC imagem
FOTO: Sérgio Bernardo/ Acervo JC imagem

Mais de 147 mil pessoas estão desempregadas, no Recife, segundo os dados mais recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A Prefeitura lançou um programa que dá um cartão VEM com 20 passagens de ônibus para que os desempregados possam procurar uma nova oportunidade de trabalho.

O problema é que apenas as pessoas demitidas há menos de um mês, e que recebiam até dois salários mínimos, terão direito ao benefício.

>> PNAD: Recife é a capital com maior taxa de desempregados do Brasil

>> Desempregados ganharão passagens da Prefeitura do Recife para se deslocar

Como vai funcionar

O cartão será abastecido apenas uma vez. Serão 20 passagens do anel A, totalizando R$ 69. Quando os créditos acabarem, o trabalhador vai ter que abastecer por conta própria.

Requisitos

Para solicitar o cartão VEM Meu Emprego, o trabalhador precisa ter mais de 18 anos , comprovar que mora no Recife, ter, no mínimo, seis meses de carteira assinada, provar que foi demitido sem justa causa, nos últimos 30 dias e ter recebido até dois salários mínimos. Também é necessário apresentar a cópia da rescisão contratual.

Além das passagens, a agência de emprego também vai oferecer 10 currículos para cada desempregado.

Como solicitar

Para dar entrada no cartão, o trabalhador precisa comparecer a uma agência de emprego, na Avenida Rio Branco ou na Avenida Norte. O cartão sai na hora. As agências funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h. Os cartões podem ser solicitadas até dezembro do próximo ano. A meta da prefeitura é beneficiar mil pessoas, por mês.

+VÍDEOS