MOBILIDADE

Vem Idoso permite andar de graça nos ônibus do Grande Recife; saiba como tirar

Idosos com 65 anos ou mais tem direito ao cartão com passagens gratuitas

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 15/01/2020 às 15:43
Reprodução/TV Jornal
FOTO: Reprodução/TV Jornal

Começou a ser emitido nesta quarta-feira (15), o cartão Vem Idoso, pelo Grande Recife Consórcio de Transporte. Para garantir o passe livre, o qual substitui a apresentação do documento de identidade à entrada dos ônibus na Região Metropolitana do Recife (RMR), os idosos com 65 anos ou mais devem agendar o atendimento no site do consórcio. Clique aqui.

Logo em seguida, as pessoas da terceira idade devem comparecer pessoalmente ao Posto de Atendimento do VEM, que fica localizado na Rua da Soledade, nº 259, no bairro da Boa Vista, área central do Recife, para emissão do cartão que tem a cor laranja e foto do usuário. Na ocasião, eles terão direito a rodar a catraca gratuitamente e escolher qualquer assento do ônibus para se acomodar.

Documentos

Para emissão do Vem Idoso, o usuário deve levar o número do protocolo de agendamento e documento de identificação emitido há pelo menos dez anos (RG, CNH ou Carteira Profissional), CPF e comprovante de residência atualizado com CEP. O cartão é entregue na hora.

Sistema

O sistema permite que o usuário faça até oito viagens por dia com o cartão, mas, segundo o Consórcio Grande Recife, se tiver algum problema para validar a passagem, ele pode apresentar a Carteira de Identidade. Além disso, a validação biométrica é facial - o cartão contém uma foto do usuário -, por meio de uma câmera instalada por cima da catraca.

Dúvidas

Em caso de dúvidas, os idosos podem ligar para o Grande Recife Consórcio, no número (81) 3125-7575. O consórcio prevê lançar uma campanha publicitária para divulgar a iniciativa, que será contínua. O direito à gratuidade da pessoa com 65 ou mais anos nos ônibus da Região Metropolitana do Recife (RMR) está previsto na Resolução nº 007/2019 do Governo do Estado de Pernambuco.

+VÍDEOS