Saúde

Coronavírus: profissionais de saúde são treinados para lidar com casos

Mesmo sem suspeitas de coronavírus em PE, profissionais de saúde recebem reforço no treinamento para lidar com possíveis casos

Karina Costa Albuquerque
Karina Costa Albuquerque
Publicado em 04/02/2020 às 11:45
Wellington Lima/TV Jornal
FOTO: Wellington Lima/TV Jornal

Mesmo sem casos suspeitos de coronavírus em Pernambuco, profissionais da rede pública de saúde estão recebendo reforço no treinamento para lidar com possíveis casos. Mais de 2 mil servidores vão participar da capacitação, que começou nesta terça-feira (4).

>> Pernambuco não tem caso suspeito de coronavírus, diz SES nesta segunda (3)

>> Hospital construído em 10 dias começa a receber pacientes com coronavírus na China

A capacitação

Mais de dois mil servidores de toda rede municipal de saúde serão treinados e receberão informações sobre cuidados e prevenção do novo coronavírus. Entre as ações estão o uso de material de proteção individual, como luvas e máscaras, e a distribuição de informativos sobre os sintomas da doença.

De acordo com o secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, médicos, enfermeiros e equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) serão capacitados.

>> Coronavírus: governo decreta emergência em saúde pública e tem 14 casos suspeitos no Brasil

>> Após apelo, Itamaraty anuncia repatriação de brasileiros que estão na China

Mobilização

Além da rede municipal, a Secretaria Estadual de Saúde e o Sindicato dos Hospitais Particulares do Estado, incluindo clínicas e laboratórios, também estão mobilizados para possíveis casos suspeitos da doença, em Pernambuco.

No Brasil, ainda não há casos confirmados do coronavírus, mas, de acordo com o presidente do sindicato, George Trigueiro, há chances de a doença ser detectada primeiro em pacientes da rede particular.

Por enquanto, o médico também descarta a possibilidade de um surto da doença durante o carnaval ou por meio de produtos recebidos da China, país onde já morreram mais de 400 pessoas, infectadas pelo vírus.

Em 4 estados brasileiros, 14 pessoas estão internadas em observação, com febre, dor de cabeça e problemas respiratórios, sintomas semelhantes aos do coronavírus.

>> Coronavírus: "Governo terá apoio do Congresso", diz Alcolumbre

>> Filipinas anunciam primeira morte por coronavírus fora da China

+VÍDEOS