Polícia

Falso padre é preso suspeito de lucrar mais de R$ 200 mil com golpes

Ele foi preso no Recife, após operação conjunta entre as polícias de Pernambuco e do Rio de Janeiro

Karina Costa Albuquerque
Karina Costa Albuquerque
Publicado em 13/02/2020 às 12:00
Reprodução/TV Jornal
FOTO: Reprodução/TV Jornal

Um falso padre foi preso suspeito de lucrar mais de R$ 200 mil com golpes. A prisão ocorreu após operação conjunta entre as polícias de Pernambuco e do Rio de Janeiro, no bairro do Espinheiro, na Zona Norte do Recife. Os golpes teriam sido aplicados no Rio de Janeiro.

Prisão

Luís França de Lima foi encaminhado à Delegacia de Jardim São Paulo, na Zona Oeste. Ele foi detido na casa de um parente. De acordo com a polícia, Luiz teve sua prisão preventiva decretada em dezembro de 2019, mas retornou para o Recife, antes da decisão sair.

Apreensão

Com o falso padre, a polícia conseguiu apreender indumentárias de sacerdote, livros com dedicatórias de outros sacerdotes se referindo a ele como Padre Benjamim, como ele é conhecido, documentos da Santa Igreja e currículo.

Currículo

Luiz França de Lima se dizia sacerdote na Igreja Católica Apostólica Romana pela Arquidiocese de Newark, doutor em História da Filosofia pela PUC, mestre em História da Filosofia pela Universidade de Coimbra/Portugal, bacharel em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma e licenciado em Filosofia pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). Tudo isso com apenas 25 anos de idade.

Segundo a polícia, Luís é natural do município de Triunfo, no Sertão do Estado e já estava no Rio de Janeiro há, pelo menos, dois anos. À polícia, depois da prisão, ele contou que voltou para Pernambuco, porque estava se sentindo ameaçado.

Polícia

Com a prisão preventiva decretada e agora cumprida, Luís França, ou o falso Padre Benjamim, será encaminhado ao Centro de Observação e Triagem Professor Everardo Luna ( Cotel), em Abreu e Lima, na Região Metropolitana do Recife e ficará à disposição da polícia carioca.

>> Polícia prende suspeitos de terem assassinado padre em Jaboatão

>> Mulher empurra padre Marcelo Rossi de palco durante missa

>> Padre encontrado morto é enterrado no Recife

>> Ex-padre é encontrado morto em área militar em Jaboatão

>> Presa suspeita de aplicar golpe e acusar Padre Marcelo Rossi de plágio

+VÍDEOS