Alerta

Coronavírus: Secretaria de Saúde confirma mais 2 mortes em Pernambuco

Um dos mortos era passageiro de um navio, com mais de 600 tripulantes, que ficou atracado no Porto do Recife

Karina Costa Albuquerque
Karina Costa Albuquerque
Publicado em 26/03/2020 às 12:00
Reprodução/Facebook
FOTO: Reprodução/Facebook

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) confirmou, na manhã desta quinta-feira (26), mais duas mortes provocadas pelo novo coronavírus em Pernambuco, subindo para três o número de óbitos pela Covid-19. A primeira morte aconteceu nessa quarta-feira (25). Os novos óbitos são de um morador do Recife e um estrangeiro, que estavam internados.Os dois casos foram notificados no dia 12 de março.

>>>Com dois novos casos, Pernambuco registra 48 pessoas infectadas por coronavírus<<<

>> Pernambuco registra primeira morte por coronavírus e quatro novos casos

Cruzeiro

Entre os mortos, está o canadense, de 79 anos, que chegou ao Recife no navio Silver Shadow. Durante o desembarque, ele passou mal e o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) Metropolitano do Recife foi acionado.

Ao chegar ao local, a equipe médica do Samu verificou que o homem apresentava febre e sintomas respiratórios (tosse e dificuldade de respirar), se encaixando como um caso suspeito para Covid-19.

O paciente, ex-tabagista e com problema cardíaco, foi encaminhado para um hospital, onde foi entubado e levado à UTI.

O canadense foi mantido em ventilação mecânica e hemodiálise, fazendo também uso de medicamentos, como o antiviral oseltamivir (tamiflu), indicado para tratar influenza em pessoas com quadro de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag). Também foi utilizada a combinação entre azitromicina e hidroxicloroquina. O paciente faleceu na madrugada desta quinta.

>> Retirada de passageiros de navio com casos de coronavírus é concluída

>> Canadense apresenta sintomas de coronavírus e navio atraca no Recife

Outro caso

O segundo paciente é um homem, de 69 anos, morador do Recife, hipertenso e com histórico de viagem para Portugal e Itália, tendo retornado ao Estado no dia 10 de março. No dia 12, ele foi atendido, em uma unidade de saúde privada, apresentando febre e alteração na ausculta pulmonar. Após receber a assistência e fazer a coleta de material para análise laboratorial, foi liberado para isolamento domiciliar.

No dia 19, o paciente buscou outra emergência, de um serviço privado, com dispneia e insuficiência respiratória. Na ocasião, foi entubado e levado à UTI. No dia 21, iniciou diálise. Na segunda (23), apesar da gravidade, estava sem febre e sem a necessidade do uso de drogas vasoativas.

Nessa quarta-feira (25), teve uma piora da função renal. Durante a internação, utilizou antibiótico e também uma combinação entre azitromicina e hidroxicloroquina. Não tinha indicação para uso do oseltamivir. Também veio à óbito, na madrugada da quinta.

Balanço

Até essa quarta-feira (25), Pernambuco confirmou 46 casos da Covid-19, distribuídos por seis municípios do Estado, além de ocorrência em pacientes de outro Estado e países. Um novo boletim será divulgado na tarde desta quinta-feira (26).

Veja dicas de prevenção contra o coronavírus

* Higienize as mãos

Lave suas mãos frequentemente com água e sabão ou com uma solução de álcool em gel.

Por quê? Esfregar as mãos ajuda a eliminar traços do vírus que podem estar presentes em lugares de uso comum.

* Mantenha distância social

Mantenha pelo menos um metro de distância de pessoas que apresentam tosse ou espirros constantes.

Por quê? A tosse e o espirro propagam pequenas gotas de secreção e saliva que podem conter vírus. Com a proximidade, a chance de respirar ou ter contato essas gotículas aumenta.

* Evite tocar os olhos, o nariz e a boca

Evite coçar, esfregar ou ter qualquer tipo de contato com as mucosas. Essas áreas têm contato direto com a corrente sanguínea e são mais sensíveis à presença de agentes de contaminação

Por quê? As mãos estão em contato constante com superfícies que podem ser vetores de transmissão de vírus e bactérias. Mantê-las longe das mucosas diminui a chance de ficar doente.

* Pratique higiene respiratória

Tenha boas práticas de higiene respiratória. Isso significa cobrir a boca e o nariz com o braço curvado ou com um lenço de tecido ou papel ao tossir e espirrar. Descarte ou higienize o material usado imediatamente.

Por quê? Gotículas de saliva e secreção são vetores do Covid-19. Evitar que outras pessoas entrem em contato com saliva contaminada evita não apenas o coronavírus, mas uma série de doenças respiratórias.

* Em caso de febre ou dificuldade respiratória, busque ajuda médica rapidamente

Não saia de casa se estiver com febre. Se os sintomas persistirem e caso haja dificuldade respiratória, busque atenção especializada imediatamente.

Por quê? Apesar de serem sintomas comuns, uma ação rápida pode evitar problemas mais sérios e o desenvolvimento de sintomas mais graves de infecções respiratórias.

* Uso de máscaras

Pessoas saudáveis, sem sintomas como febre, tosse ou espirros não precisam usar máscaras

Por quê? Apenas profissionais de saúde e pessoas que apresentem sintomas parecidos com os do novo coronavírus precisam usar máscaras. A função das máscaras é conter a propagação do vírus em quem já está infectado. A OMS recomenda o uso racional das máscaras.

* Fique bem informado e siga os procedimentos do Ministério da Saúde

Por quê? Autoridades nacionais e locais têm a informação mais atualizada sobre a situação de saúde na sua área. Tomar atitudes preventivamente ajuda o sistema de saúde a distribuir e compreender de maneira ágil a disseminação de qualquer doença.

Saiba mais

+VÍDEOS