SAÚDE

Após suspensão, vacinação contra a gripe é retomada no Recife

A campanha de vacinação contra a gripe passa a acontecer em espaços separados para idosos e para profissionais de saúde, a partir desta sexta (27)

SÉRGIO BERNARDO/ACERVO JC IMAGEM
FOTO: SÉRGIO BERNARDO/ACERVO JC IMAGEM

Após vacinar 130 mil pessoas e suspender, por um dia, a campanha de vacinação contra a gripe, a Prefeitura do Recife retomou a ação, nesta sexta-feira (27), com mais 46 mil doses.

>> Gripe: doses da vacina acabam antes do previsto em Camaragibe

A campanha passa a acontecer em espaços separados para idosos e para profissionais de saúde.O segundo grupo vai poder se vacinar nas escolas e nos postos de saúde.

Vacinação dos idosos

Já os idosos vão se vacinar no esquema drive thru, quando a pessoa é vacinada sem sair do carro, em dois locais: no Parque da Macaxeira, na Zona Norte do Recife, e no RioMar Recife., no bairro do Pina, Zona Sul da cidade.

Segundo a diretora-executiva de Atenção Básica à Saúde do Recife, Ana Sofia Costa, a ideia é evitar aglomerações. Além das pessoas que estiverem de carro, quem passar a pé ou em coletivos também poderá ser vacinado.

Ainda de acordo com diretora, não há motivo para pânico e os moradores podem ficar tranquilos, pois, até o dia 15 de abril, todo mundo será vacinado.

Etapas

Dividida em três etapas, a Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe deste ano tem como novidade a inclusão das pessoas com deficiência e dos adultos a partir dos 55 anos nos grupos prioritários para imunização. A partir do dia 16 de abril, quando se inicia a segunda fase da campanha anual, serão vacinados os professores de escolas públicas e privadas, pessoas com doenças crônicas não-transmissíveis e profissionais das forças de segurança e salvamento.

Na última etapa, entre os dias 9 e 23 de maio, serão imunizadas as crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, puérperas (mulheres que tiveram filho há até 45 dias), adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em cumprimento de medida socioeducativa, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade, pessoas com deficiência e adultos de 55 a 59 anos.

+VÍDEOS