Saúde

Coronavírus: terceiro hospital de campanha é entregue no Ibura

A cidade agora conta com 186 leitos prontos para receber pessoas infectadas com a Covid-19

FOTO: LEO MOTTA/JC IMAGEM
FOTO: FOTO: LEO MOTTA/JC IMAGEM

O prefeito do Recife, Geraldo Julio, anunciou, nesta quinta-feira (9), a abertura do terceiro hospital de campanha da cidade para tratamento de pacientes com o novo coronavírus. Mais 38 leitos passam a funcionar na capital pernambucana na nova Unidade Provisória de Isolamento (UPI), que foi aberta na Policlínica Arnaldo Marques, no Ibura, Zona Sul do Recife.

>>>Hospital de campanha está sendo construído para pacientes com novo coronavírus em Paulista

>>>Hospital de Campanha é montado em Toritama para combate ao coronavírus

Além de pacientes com covid-19, o espaço também irá atender pessoas com outras doenças respiratórias. Com esse terceiro hospital de campanha entregue, a Prefeitura do Recife agora dispõe de 186 leitos abertos para enfrentamento à pandemia da covid-19.

Equipamentos

Além dos respiradores e 38 camas hospitalares, a UPI da Arnaldo Marques está equipada também com 30 concentradores de oxigênio, um raio-x digital, três monitores de sinais vitais, um desfibrilador cardíaco, entre outros itens. Os equipamentos médico-hospitalares são alguns dos mais de dez mil itens adquiridos pela Prefeitura do Recife para estruturação dos sete hospitais de campanha que estão sendo erguidos pela gestão municipal.

Os equipamentos médico-hospitalares se somam à compra de um milhão de itens de Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs) para os profissionais de saúde, anunciada pelo Prefeito Geraldo Julio, na última terça-feira (7). O quantitativo é suficiente para garantir a proteção dos profissionais da Secretaria de Saúde do Recife por um mês. Nesta semana, o prefeito também anunciou que 658 profissionais estão reforçando a rede para enfrentamento à pandemia.

Emergência

Para quem precisa de outros tipos de atendimentos de emergência, o Serviço de Pronto Atendimento (SPA) da Arnaldo Marques continua funcionando normalmente, devidamente separado da área onde ficam os pacientes com sintomas de síndrome gripal, para evitar contaminação.

Quando devo procurar atendimento?

Quem tem sintomas respiratórios leves, como tosse, espirro ou febre, inicialmente deve se cuidar em casa e acessar o site “Atende em casa - covid 19” (www.atendeemcasa.pe.gov.br), que permite uma classificação de risco do paciente e, se necessário, uma vídeochamada (teleorientação) com enfermeiros ou médicos.

Nos casos considerados moderados ou graves, como quando há febre persistente, falta de ar ou dor ao respirar, os profissionais podem recomendar que o usuário procure uma unidade de saúde. Em menos de 15 dias de uso do aplicativo, mais de 8.500 moradores do Recife já acessaram o aplicativo web e mais de duas mil receberam a orientação profissional através da vídeochamada. Desses, cerca de 600 foram encaminhados para unidades de saúde.

+VÍDEOS