CORONAVÍRUS

Quarto hospital de campanha, com 160 leitos, é entregue no Recife

Estrutura localizada no bairro de Santo Amaro, área central da cidade, ficou pronta nesta sexta-feira (10).

Jailton Júnior / JC Imagem
FOTO: Jailton Júnior / JC Imagem

O quarto hospital de campanha montado para atender pacientes com a covid-19 foi entregue pela prefeitura do Recife durante a manhã desta sexta-feira (10). A estrutura fica na Rua da Aurora, no bairro de Santo Amaro, área central da cidade.

O hospital tem 100 leitos de UTI e 60 de enfermaria, e foi erguida em apenas 20 dias. De acordo com o secretário de saúde do município, Jailson Correia, no local, só serão atendidos pacientes encaminhados pela Central de Regulação.

Totalizando 160 novos leitos, a unidade de saúde conta com todos os equipamentos necessários, incluindo respiradores, aparelhos de raio x digital, monitores de sinais vitais e desfibriladores cardíacos.

HCP

A administração da unidade será de responsabilidade do Hospital do Câncer de Pernambuco (HCP). É bom lembrar que desde o início da pandemia, a prefeitura do Recife já montou outros três hospitais de campanha na cidade.

Hospitais de campanha no Recife

Os hospitais funcionam nas policlínicas Amauri Coutinho, na Campina do Barreto; Barros Lima, no bairro de Casa Amarela e Arnaldo Marques, no bairro do Ibura. Ao todo, serão montadas 7 unidades no município.

>>>Coronavírus: terceiro hospital de campanha é entregue no Ibura

Isolamento social

No Recife, segundo dados repassados pela secretária de saúde, 71% de todos os leitos de UTI do município estão ocupados., uma notícia que preocupa é acende um alerta. Por isso, o secretário reforça a importância do isolamento social e faz o pedido para que as pessoas fiquem em casa.

Quando devo procurar atendimento?

Quem tem sintomas respiratórios leves, como tosse, espirro ou febre, inicialmente deve se cuidar em casa e acessar o site “Atende em casa - covid 19” (www.atendeemcasa.pe.gov.br), que permite uma classificação de risco do paciente e, se necessário, uma vídeochamada (teleorientação) com enfermeiros ou médicos.

Nos casos considerados moderados ou graves, como quando há febre persistente, falta de ar ou dor ao respirar, os profissionais podem recomendar que o usuário procure uma unidade de saúde. Em menos de 15 dias de uso do aplicativo, mais de 8.500 moradores do Recife já acessaram o aplicativo web e mais de duas mil receberam a orientação profissional através da vídeochamada. Desses, cerca de 600 foram encaminhados para unidades de saúde.

+VÍDEOS