Covid-19

Morre médica que trabalhava na linha de frente do combate ao coronavírus em Pernambuco

A médica que trabalhava na linha de frente ao combate à covid-19, atuou por 32 anos na profissão

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 01/05/2020 às 12:55
Reprodução/TV Jornal
FOTO: Reprodução/TV Jornal

Nesta sexta-feira (1º), o Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe), lamentou a primeira morte de uma médica que trabalhava na linha de frente no combate à covid-19 no Estado. A profissional de Saúde identificada por Rosa Maria Papaléo atuava na profissão há 32 anos e possuía especialização em medicina do trabalho e acupuntura.

Em nota, o Cremepe afirmou que Rosa sempre será lembrada como uma profissional estudiosa e dedicada.

Ver essa foto no Instagram

O Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) lamenta profundamente o falecimento da médica anestesiologista e acupunturista, Rosa Maria Papaléo, nesta quinta-feira (30). Formada pela Universidade de Pernambuco (UPE), ela sempre será lembrada como uma profissional estudiosa e dedicada. Rosa era anestesiologista há 32 anos e "desbravadora" como atuante em dor, sendo inclusive, ao longo de sua carreira, secretária na Sociedade de Dor de Pernambuco e especialista em termografia pela Abraterm. Ela também possuía especialização em medicina do trabalho e acupuntura com curso realizado na China. Reconhecida pelos colegas e amigos médicos como uma mulher doce, empática, amiga e muito trabalhadora, Rosa trabalhou nos hospitais São Marcos, Oswaldo Cruz (HUOC), Real Hospital Português e na rede UNIMED Recife. Atualmente, ela trabalhava na linha de frente ao combate à COVID-19 em Pernambuco.

Uma publicação compartilhada por CRM de Pernambuco (@cremepe) em

Profissionais de Saúde infectados por covid-19

O secretário de Saúde do Estado, André Longo, informou que 1.064 casos do novo coronavírus já foram confirmados em profissionais de saúde de Pernambuco. "Ao todo, já foram submetidos à testagem cerca de 1.800 profissionais de saúde", falou Longo.

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.
  • Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).
  • Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

+VÍDEOS