PREVENÇÃO

Coronavírus: Desrespeito marca 1º dia útil do rodízio de veículos no Grande Recife

As novas medidas tem como objetivo conter o avanço do novo coronavírus em Pernambuco

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 18/05/2020 às 13:50
Jailton Júnior/TV Jornal
FOTO: Jailton Júnior/TV Jornal

Nesta segunda-feira (18), o 1º dia útil do rodízio de veículos decretado pelo Governo de Pernambuco nas cinco cidades do Grande Recife para aumentar o índice de isolamento social, foi marcado pelo desrespeito às novas regras. Segundo a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), no Recife, o número de veículos aumentou em comparação ao fim de semana. As novas medidas tem como objetivo conter o avanço do novo coronavírus no Estado.

>>Quarentena rígida no Grande Recife começa sendo desrespeitada

Ainda de acordo com a CTTU, a fiscalização inclui também o uso obrigatório da máscara e o limite no número de passageiro por veículo que, são apenas três, no máximo.

Serviços essenciais

Já quem atua em serviços essenciais deve apresentar um documento para comprovar. Caso contrário, volta para casa.

Bloqueios

Os bloqueios de fiscalização estão montados nas cidades de Olinda, Camaragibe, Jaboatão dos Guararapes e São Lourenço da Mata para fiscalizar o cumprimento das medidas de restrição.

Quarentena

O Governo de Pernambuco anunciou, por meio de decreto, o endurecimento das medidas para garantir o isolamento social no Estado. A medida vale para o período de 16 a 31 de maio.

Coronavírus em PE

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) confirmou, nesta segunda-feira (18), 642 novos casos da Covid-19 em Pernambuco. Entre os confirmados, 400 se enquadram como Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) e 242 como leves. Agora, Pernambuco totaliza 20.094 casos já confirmados, sendo 10.103 graves e 9.991 leves.

Também foram confirmados laboratorialmente 124 óbitos.Os óbitos do boletim de hoje ocorreram entre os dias 18 de abril e 17 de maio. Com isso, o Estado totaliza 1.640 mortes pela Covid- 19.

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.
  • Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).
  • Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

+VÍDEOS