Decreto

Apesar de quarentena, muitas pessoas circulam pelas ruas de Olinda

Em Olinda, a equipe da TV Jornal encontrou muitas pessoas desrespeitando o decreto de isolamento social rígido

Giovanna Torreão
Giovanna Torreão
Publicado em 19/05/2020 às 12:35
Bruno Campos / JC Imagem
FOTO: Bruno Campos / JC Imagem

Olinda, no Grande Recife, é uma das cinco cidades pernambucanas que estão na quarentena mais rígida em Pernambuco, mas na manhã desta terça-feira (19) os motoristas encontraram poucos pontos de bloqueio e a movimentação de pedestres era grande.

Na Avenida Olinda, a principal entrada da cidade, a equipe de reportagem da TV Jornal não encontrou bloqueios. Os carros trafegavam normalmente nos dois sentidos da via, mesmo os com a placas pares, contrariando o rodízio estabelecido pelo decreto.

Também não havia bloqueios nas proximidades da Ponto do Janga, divisa entre Olinda e Paulista. O fluxo de veículos estava reduzido, mas não havia fiscalização.

A TV Jornal encontrou um ponto de bloqueio da quarentena na PE-15, no bairro de Cidade Tabajara. Apenas três policiais militares do Batalhão de Polícia Rodoviária estavam abordando os motoristas. O outro ponto de bloqueio estava na Estrada de Águas Compridas, mas os policiais saíram minutos antes da chegada da equipe. No bairro, muitas pessoas transitavam e várias sem máscara.

Veja como funciona o decreto

Entre os dias 16 e 31 de maio, o rodízio de veículos vai separar as placas terminadas em números pares (circulam nos dias pares) ou ímpares (circulam nos dia ímpares), além da implantação de pontos de controles móveis entre os cinco municípios. Não serão aplicadas multas de trânsito. Os motoristas que desobedecerem à regra, num primeiro momento, serão orientados a voltar para casa. Se insistirem, terão veículo apreendido. Se a desobediência continuar por parte do condutor, as forças policiais poderão ser empregadas, com condução do motorista a uma delegacia. Só poderão circular veículos com até três pessoas, incluindo o motorista, com exceção de socorro médico, por exemplo.

As exceções, ou seja, quem tem livre circulação, são os profissionais das áreas de saúde, segurança, defesa civil e de uso oficial, além de veículos de serviços essenciais, como distribuidoras de água e gás, energia, Correios, imprensa, alimentos, funerárias, coleta de lixo, obras, guinchos, ambulâncias, táxis, ônibus e motocicletas de entrega.

Para fiscalizar os condutores, serão ativados 34 pontos de fiscalização, sendo 16 em Recife, oito em Olinda e oito em Jaboatão dos Guararapes. Outros dois pontos vão ser instalados em Camaragibe (um) e São Lourenço da Mata (um). A fiscalização será feita em blitz.

Veja categorias/serviços cujos veículos estão isentos do rodízio

Veículos que serão isentos do rodízio em Pernambuco - Artes JC

Circulação de pessoas

Para circulação de pessoas, o governo exigirá a apresentação de documento de identificação, além de justificativa do destino e finalidade essencial para a saída. É recomendado às pessoas que precisam sair de casa, que se dirijam a estabelecimentos próximos a suas residências. O Governo do Estado informa também que serão feitas ações de fiscalização e fechamento de estabelecimentos comerciais nas comunidades, além de higienização de ruas e distribuição de kits de higiene. Também haverá entrega de material informativo com reforço da importância do isolamento social.

Obrigatoriedade do uso de máscaras

Todas as pessoas que circulam nas cinco cidades precisarão fazer uso obrigatório de máscaras. Pessoas sem o equipamento, que estiverem em vias públicas, serão orientadas a voltar para suas casas. Nos casos de estabelecimentos comerciais e transporte público, haverá autuação se for constatada a desobediência à nova medida.

+VÍDEOS