Coronavírus

Cabo anuncia antecipação de feriados e plano de reabertura

Confira as datas do plano de reabertura restrito do comércio no Cabo de Santo Agostinho

BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
FOTO: BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM

Próximo do fim do lockdown (quarentena mais severa) instituído em Decreto do Governo do Estado em cinco cidades do Grande Recife desde o dia 16, o Cabo de Santo Agostinho anunciou a antecipação de feriados no município e um plano para reabertura da economia com restrições a partir de 4 de junho, para seus 207.048 habitantes (segundo estimativa do IBGE). Segundo a gestão municipal, as decisões serão reavaliadas a cada sete dias pelas autoridades para decidir se haverá evolução ou regressão da flexibilização.

>> Governo de Pernambuco cria plano para retomar atividades econômicas em 11 semanas

Os feriados dos dias 11 de junho (Corpus Cristhi), 13 (Santo Antônio, padroeiro da cidade) e 24 (São João) serão adiantados para os dias 1º, 2 e 3 de junho, conforme o prefeito Lula Cabral (PSB) .

Sobre o plano da flexibilização com restrições, o prefeito informou ainda que a cidade a retomada gradual e consciente das atividades econômicas no Cabo "conta com disponibilidade de leitos no município e dois hospitais de campanha, além do respeito ao uso máscaras e a redução do número de casos", de acordo com a Prefeitura do Cabo.

Isolamento social no Cabo

No último painel divulgado pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE), que faz o monitoramento do índice do isolamento social das cidades em parceria com o Porto Digital e a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), relativo à quinta-feira (28), a cidade do Cabo de Santo Agostinho registrou 43% das pessoas isoladas. O município tem 315 casos confirmados do coronavírus, segundo boletim divulgado, na quinta-feira, pela Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES-PE).

Cronograma de flexibilização

O plano será estabelecido por setores da economia, com ritmos e etapas diferentes, ou seja, não está encerrado o período de quarentena, mas algumas atividades serão flexibilizadas. “Entendemos que, de forma responsável, podemos salvar economicamente nosso comércio e atender as orientações das autoridades sanitárias”, afirmou o gestor.

Segundo a prefeitura, a reabertura seguirá os parâmetros da Organização Mundial da Saúde (OMS) relativos à prevenção e ao combate ao coronavírus, com abertura do comércio por protocolos de prevenção e redução do horário funcionamento.

Calendário

4 de junho

Serão abertos comércio e serviços; salões de beleza e restaurantes. O horário de abertura será às 10h e o de fechamento, às 18h. Já os shoppings, que manterão os cinemas fechados, terão horário de abertura a partir das 12h e fechamento às 20h.

Restaurantes

Para os restaurantes, existem algumas condições a serem cumpridas: o estabelecimento deve funcionar com redução de 50% da capacidade de atendimento, com distanciamento mínimo de dois metros entre as mesas. Será obrigatório o fornecimento de EPIs (Equipamentos de Proteção) e álcool gel (70%) para os empregados, prestadores e entregadores, permitindo assim que não haja contato com outras pessoas.

Além disso, os restaurantes devem intensificar a limpeza, desinfetar superfícies e locais que são tocados com frequência; oferecer local para lavar as mãos, priorizar a ventilação natural e manter a limpeza de aparelhos de ar-condicionado – se tiverem de ser utilizados. Ainda, precisam assegurar que as medidas de isolamento social e quarentena sejam mantidas aos empregadores e empregados maiores de 60 anos e demais integrantes dos grupos de risco.

12 de Junho

Academias privadas serão reabertas, com tais condições: utilização inicial de 50% da capacidade de cada estabelecimento comercial; garantia de distanciamento mínimo de 1,5m entre as pessoas na circulação dos estabelecimentos; tentativa de evitar filas e aglomerações, mesmo na área externa dos estabelecimentos e sinalização de obrigatoriedade de uso de máscaras na área externa do estabelecimento.

Eventos continuam suspensos

Permanecem proibidas a reaberturas de bares, casas noturnas, pubs, lounges, tabacarias, boates ou similares, bem como, está proibida a reabertura de parques, aglomeração de pessoas em praças, além de eventos públicos ou particulares, clubes, associações recreativas e afins, áreas comuns, playground, complexos de lazer, academias da terceira idade, pista de skate e academias da cidade de controle da prefeitura.

+VÍDEOS