CBTU

Metrô do Recife terá horário ampliado a partir de segunda (15)

O horário havia sido reduzido, como consequência da pandemia do novo coronavírus (covid-19)

Karina Costa Albuquerque
Karina Costa Albuquerque
Publicado em 12/06/2020 às 9:45
Wellington Lima/TV Jornal
FOTO: Wellington Lima/TV Jornal

A partir da próxima segunda-feira (15), o Metrô do Recife funcionará em novos horários. As Linhas Centro e Sul funcionarão das 05h30 às 09h30 e das 15h30 às 20h. A operação da Linha Diesel (VLT) continuará suspensa.

Número de passageiros

Segundo a CBTU, a demanda de passageiros teve um aumento de 8,17%, desde o início da implantação do Plano de Monitoramento e Convivência com a Covid-19, do Governo de Pernambuco, no dia 01 de junho.

Atualmente, o Metrô transporta cerca de 30% da demanda anterior ao início da pandemia do coronavírus. Cerca de 50% dos empregados da operação e manutenção estão afastados, por pertencerem ao grupo de risco da Covid-19 (novo coronavírus), o que impossibilita e dificulta uma ampliação maior dos horários de funcionamento.

>> Dupla rouba arma e colete de segurança em Estação de Metrô do Recife

>> Covid-19: militares fazem higienização de estações do Metrô do Recife

>> Passageiro registra metrô do Recife lotado após decreto contra propagação do coronavírus

>> Vídeo: Homem invade estação de Metrô do Recife e tenta entrar na bilheteria

Prevenção

A CBTU destaca que, como medida de prevenção ao coronavírus, a limpeza e higienização das estações e dos trens foram reforçadas, desde o mês de março.

Os trens recebem limpeza nos períodos de recolhimento, entre viagens, e ao término da operação comercial. Nos intervalos sem operação comercial, as composições recebem também desinfecção profunda, com quaternário de amônia 5ª geração, um produto aprovado pela ANVISA que ajuda a prevenir o coronavírus.

Nas estações e trens, campanhas educativas da Companhia contra o Coronavírus orientam os passageiros. Com cartazes, banners, avisos sonoros e artes para redes socais, a campanha contém orientações de prevenção contra a Covid-19.

+VÍDEOS