PRONUNCIAMENTO

Banho de mar segue proibido no Recife, diz secretária; veja o que foi liberado

Após pronunciamento do prefeito do Recife falando sobre liberações, secretária destaca que o banho de mar ainda está proibido

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 19/06/2020 às 13:39
Arnaldo Carvalho/JC Imagem
FOTO: Arnaldo Carvalho/JC Imagem

Após o prefeito Geraldo Júlio ter liberado as caminhadas, corridas e a atividade de ciclismo do Recife a partir deste sábado (20), a secretária de Turismo, Esportes e Lazer da cidade, Ana Paula Vilaça, esclareceu, em entrevista nesta sexta-feira (19) à TV Jornal que, por enquanto, o banho de mar ainda está proibido para a população recifense.

"Por enquanto o banho de mar não será liberado. É uma retomada gradual. De acordo com os estudos e com as análises técnicas e científicas feitas pela Secretaria de Saúde, a gente vai fazendo a liberação aos poucos. De inicio, é o calçadão, areia da praia para práticas de atividades físicas individuas como caminhadas, corridas e pedaladas", afirmou a secretária.

>>Governo determina que data de reabertura de praias e parques fica a cargo dos municípios

>>Pernambuco tem 1.180 novos casos e 48 mortes pelo novo coronavírus

Apesar das atividades ao ar livre estarem liberadas, ainda existem restrições, principalmente no que diz respeito a aglomeração de pessoas. “Todas as liberações são feitas com protocolos específicos: estão permitidas as caminhadas e corridas nas praias, nos parques, no calçadão, mas estão proibidos o consumo de alimentos e bebidas, aglomerações, esportes coletivos. Estão proibidos cadeirinha, isopor, guarda-sol ou qualquer infraestrutura para permanência”, completou a secretária.

Ciclofaixa

Ainda de acordo com o prefeito do Recife, a ciclofaixa voltará a funcionar no próximo domingo (21), com novas conexões, totalizando 160km de extensão viária.

Decisão do Governo

O governo de Pernambuco anunciou, nesta sexta-feira (19), que aregulamentação do acesso a praias, parques e calçadões ficará a cargo dos municípios. No que se refere às praias, o decreto é válido apenas para as cidades da Região Metropolitana do Recife(RMR).

As faixas litorâneas dos municípios das Mata Sul e Norte permanecem fechadas porque ainda não estabilizaram os números da contaminação da Covid-19. A determinação passa a valer neste sábado (20).

+VÍDEOS