TRANSMISSÃO POR LIVE

Sem procissão: Veja como será a Festa do Carmo 2020 no Recife

Pela 1ª vez, em 324 anos de festa, não haverá a tradicional procissão no Dia de Nossa Senhora do Carmo.

Reprodução/TV Jornal
FOTO: Reprodução/TV Jornal

Pela 1ª vez, em 324 anos de festa, não haverá a tradicional procissão no Dia de Nossa Senhora do Carmo, que ocorre no dia 16 de julho. As mudanças na festa por causa da pandemia do novo coronavírus (covid-19) foram divulgadas na manhã desta segunda-feira (29), pelos frades carmelitas.

Para participar das missas do novenário, que começam dia 6 de julho, será preciso se cadatrar antecipadamente. A capacidade da Basílica do Carmo será reduzida a 120 fiéis, ou seja, 30% da capacidade da igreja.

>>>Reabertura de igrejas: fiéis mantém distanciamento durante missas

Mudanças e medidas preventivas

O intervalo entre uma celebração e outra será de 3h para que a igreja seja higienizada. A entrada e a saída dos fiéis serão por portas diferentes, para evitar contágio.

Os parques de diversão,a missa campal e a programação cultural da festa não vão mais acontecer na frente da basílica. Tudo será transmitido pela internet. Ao invés da procissão, a imagem peregrina de Nossa Senhora do Carmo estará em um trono na frente da basilica.

Como participar?

Para participar presencialmente das missas, os fiéis precisam enviar uma mensagem através do WhatsApp com o nome completo e o número do RG para o número 99723-9140.

Lives e celebrações

As transmissões das lives serão transmitidas através do YouTube, Facebook, Instagram e Site da Basílica do Carmo. A programação com horários também está disponível no site oficial.

Programação completa

Diferente das edições anteriores em que a festividade contava com as celebrações da pré-festa, que tinha início no primeiro de julho, a programação da Festa do Carmo 2020 vai contar com a Live Musical Mariana, prevista para o próximo dia primeiro, ás 19h30, com transmissão através das redes e mídias sociais da Basílica do Carmo*.

O início das celebrações eucarísticas irá ocorrer no dia seis de julho, a partir das 7h. A Missa Solene de Abertura do Novenário será celebrada às 10h, seguida do hasteamento da Bandeira da Festa 2020 que traz a imagem de Nossa Senhora do Carmo.

Neste mesmo dia serão celebradas mais duas missas, às 12h e 15h, e às 19h, irá ocorrer a primeira noite da novena seguindo até o dia 14 de julho. As liturgias eucarísticas vão ser realizadas nos mesmos horários: 7h, 10h, 12h e 15h, e no dia 15 de julho, às 19h, a celebração vésperas solenes.

No dia dedicado a Nossa Senhora do Carmo, 16 de julho, vão ser celebradas cinco missas ao longo do dia. No horário da manhã ás 5h, 8h, e às 10h, Santa Missa Solene de Encerramento, com a presidência do arcebispo metropolitano de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido. No período da tarde serão rezadas outras duas celebrações, às 13h e 16h.

+VÍDEOS