Retomada

Reabertura: Donos de bares e restaurantes se preparam para receber clientes

Estabelecimentos vão reabrir na próxima segunda-feira (20)

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 17/07/2020 às 13:00
Agência Brasil
FOTO: Agência Brasil

Os bares e restaurantes do Recife e de outras cidades da Região Metropolitana irão voltar a funcionar na próxima segunda-feira (20). Com a retomada das atividades, os donos do estabelecimentos estão correndo contra o tempo para adaptar as instalações do comércio à nova realidade.

O 'novo normal' dos bares e restaurantes contém 35 medidas de segurança. Logo na entrada dos estabelecimentos, os clientes vão se deparar com recipientes de álcool em gel, vão perceber que as mesas devem respeitar o distanciamento de 1,5m e os pratos e talheres serão embalados. Na cozinha, todo mundo deve usar a máscara.

50% da capacidade

De acordo com o protocolo estadual, todos os estabelecimentos vão funcionar com 50% da capacidade e com horário limitado até às 20h. Para o empresário Marcelo Wanderley, apesar da alegria em retomar o atendimento presencial, ainda existe uma sensação de incerteza.

Prejuízo por conta da pandemia do coronavírus

Diante da pandemia do novo coronavírus, os bares e restaurantes amargam vários prejuízos. Com a crise, muitos empresários tiveram que demitir empregados. De acordo com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL), dos 240 mil funcionários que trabalhavam no setor antes da pandemia em Pernambuco cerca de 50 mil já foram demitidos. Ao todo, já são 111 dias que os setores mantém as portas fechadas e sem data certa de reabertura.

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.
  • Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

+VÍDEOS