Operação

Suspeitos de impor medo à população e ameaçar policiais são presos em operação da polícia no Agreste de Pernambuco

Segundo investigações, o grupo é suspeito pelo assassinato de um policial civil em Surubim, em maio deste ano

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 23/07/2020 às 14:40
Cortesia
FOTO: Cortesia

Uma mega operação prendeu suspeitos de impor o medo à população e ameaçar de morte policiais em municípios do Agreste de Pernambuco. A operação batizada de Exício aconteceu no Recife, Caruaru, Surubim, Limoeiro, Itaquitinga e em cidades da Bahia e de São Paulo. Ao todo, foram 140 policiais para tentar desarticular uma quadrilha vinculada ao primeiro Comando da Capital, facção criminosa de alta periculosidade de São Paulo, mas que está expandindo o território de dominação no Agreste.

De acordo com a polícia, a quadrilha atua principalmente nas cidades de Casinhas, Surubim e Macaparana. Os integrantes são investigados por diversos crimes como: homicídio qualificado, organização criminosa, tráfico de drogas, associação para o tráfico, corrupção de menores e porte e posse de arma de fogo.

Morte do comissário

O grupo é investigado também pela morte do comissário de polícia José Rogério Duarte Batista, em maio deste ano. O policial investigava o tráfico de drogas na localidade e já tinha recebido ameaças. Assim como ele, policiais lotados nas cidades onde o grupo atua, têm recebido ameaças. Juízes também estariam recebendo ameaças da facção.

Mandados

Ao todo, foram cumpridos 30 mandados de prisão e 14 de busca e apreensão. Os mandados expedidos para a operação foram assinados por juízes de outras localidades, por determinação do Tribunal de Justiça. Os presos foram levados para a Delegacia de Limoeiro. Mulheres também foram alvo da operação. Um integrante do grupo identificado como Josias Santo de Santana, mas conhecido como Pinto, morreu em confronto com a polícia na Bahia.

+VÍDEOS