CORTE

STF autoriza que Celpe corte energia de quem estiver com contas atrasadas

A exceção é para as famílias inclusas na tarifa social

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 14/08/2020 às 13:00
Marcelo Camargo/Agência Brasil
FOTO: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Supremo Tribunal Federal autorizou que a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) corte a energia de quem estiver com as contas de luz atrasadas. Com a decisão do presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Tofolli, a Celpe pode voltar a cortar a energia dos clientes que estão com duas ou mais contas de luz em atraso.

Inadimplente

A Celpe informou que quem está inadimplente já começou a receber os avisos e vai ter um prazo de até 15 dias para regularizar a situação.

Exceção

A exceção é para as famílias inclusas na tarifa social ou dependem de equipamentos ligados na tomada para sobreviver. Desde o mês de março que estava proibido o corte de energia, por decisão da 3º vara cível do Recife.

Suspenso

A Defensoria Pública de Pernambuco já disse que vai recorrer da decisão do STF para que continue suspenso o corte de energia elétrica até o fim do estado de emergência em saúde pública devido à pandemia do novo coronavírus.

Apagão

Diversos bairros da Região Metropolitana do Recife ficaram sem energia, por causa de um apagão, que aconteceu por volta das 23h, dessa quinta-feira (13). A falta de luz trouxe transtorno e dificultou a vida, principalmente, de quem voltava para casa.

Em nota, a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) divulgou que foi registrado um defeito na subestação Recife II, que fica em Jaboatão dos Guararapes, e por causa disso foram desligadas as subestações localizadas no Recife e Mirueira, fato que interrompeu o fornecimento de energia para parte do Grande Recife

+VÍDEOS