NAVIO GRANELEIRO

Suape: Navio fica retido após morte de tripulante com suspeita de covid-19

Todos os tripulantes permanecem na embarcação.

Foto: Divulgação
FOTO: Foto: Divulgação

Um navio de bandeira vietnamita está retido no Porto de Suape, no Recife, depois que um dos tripulantes morreu, com suspeita do novo coronavírus (covid-19).

Trata-se de uma embarcação graneleira, ou seja, de transporte de produto a granel. O navio veio de Fortaleza, e chegou ao Recife, na última segunda-feira (17), quando foi autorizado a atracar no Porto de Suape, pela Anvisa.

A causa da morte do tripulante ainda não foi confirmada, mas a suspeita de covid-19 não foi descartada. A vítima é um homem, cuja idade não foi informada.

Todos os outros tripulantes do navio passaram pelo teste da covid-19 e o resultado foi negativo, segundo a assessoria do Porto de Suape. Mesmo assim, todos permanecem dentro do navio.

Nota

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) informa que recebeu notificação de óbito suspeito para Covid-19 em navio de carga de bandeira vietnamita que atracou no Complexo Industrial Portuário Governador Eraldo Gueiros (Porto de Suape).

A embarcação, que vinha de Fortaleza (CE), foi autorizada a ancorar, na última segunda-feira (17.08), em Suape, onde passou por inspeção de equipes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), responsável pelas atividades de controle sanitário em portos e aeroportos. A

mostra biológica da vítima foi coletada, enviada para análise no Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-PE) e aguarda processamento. Os demais colaboradores do navio também tiveram amostras coletadas e enviadas para laboratório privado - todos negativos para a Covid-19.

Covid-19 no estados

Os estados com mais mortes são São Paulo (27.315), Rio de Janeiro (14.728), Ceará (8.196), Pernambuco (7.252) e Pará (5.975). As unidades da federação com menos óbitos são Tocantins (531), Roraima (574), Acre (590), Amapá (619) e Mato Grosso do Sul (657).

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

>> Rede de Bancos Populares de Alimentos é lançada neste sábado (8)
>> Mulher com doença na mama faz apelo para conseguir atendimento no SUS
>> Mãe enfrenta problema de saúde, perde auxílio do governo e faz apelo para cuidar da filha com deficiência intelectual e epilepsia
>> Campanha incentiva doação de sangue no Brasil
>> Grávida afirma ter sido vítima de golpe e precisa de doações após ficar sem benefício do governo
>> ONG distribui 450 refeições para comunidade em Olinda; veja como doar

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

>> Núcleo de Apoio à Criança com Câncer afirma que doações caíram pela metade por causa do coronavírus
>> Pandemia do coronavírus: Lar do Neném pede doações para se manter
>> Delegacia de Boa Viagem e ONG fazem campanhas para arrecadar doações
>> Hospital de Câncer precisa de ajuda para continuar atendendo pacientes
>> Paróquia do Santíssimo Sacramento de Santo Antônio realiza campanha de arrecadação de máscaras para moradores de rua

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.
  • Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).
  • Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

+VÍDEOS